Goiás é goleado pelo Santa Cruz e entra no Z-4.

Quem diria que duas equipes tradicionais do futebol brasileiro iriam se enfrentar pela Série B em confronto direto por uma vaga na zona de rebaixamento para a Série C. E foi isso que aconteceu hoje, quando Goiás e Santa Cruz mediram forças no “Mundão do Arruda” e o Santinha, que não vencia a oito rodadas, levou a melhor, ressuscitou o estigma de “viagra verde” e mandou o Esmeraldino para o Z-4. 3 x 0 para o time da casa, que deixou a zona de rebaixamento e ainda abriu dois pontos sobre o Goiás. Vexame pouco é bobagem para o Verdão, comandando por Sílvio Criciúma.

A partida não poderia ter começado melhor para os pernambucanos. O Goiás chegou logo no primeiro minuto, quando Andrezinho lançou para Carlos Eduardo na área, mas o atacante tentou bater de primeira e errou o chute. Na sequência, aos 02 minutos de jogo, André Luís cruza pela esquerda, na medida para o baixinho João Paulo, que surgiu no meio da defesa do Goiás para abrir o placar de cabeça. Nem ele mesmo acreditou na façanha. Tanto que se emocionou demais com o gol. 1 x 0 para o Santa Cruz.

E a liberdade dos atacantes do Santa Cruz continuou. Aos 16, André Luís recebeu a bola no meio campo, pela direita, e foi avança com a bola até a entrada da área, quando bateu sem nenhum problema ou marcação, mas Marcelo Rangel fez a defesa. Aos 24, João Paulo recebe e domina a bola no ataque, em meio à vários defensores do Goiás e consegue dar o passe para Thiago Primão, que recebeu livre, entrou na área, mas bateu forte para fora.

O Goiás chegou aos 26, com Tiago Luís em cobrança de falta com estilo, tendo a bola passado perto do gol, pelo lado direito. Na sequência, aos 27, Victor Bolt ganhou a bola pela direita a fez grande lançamento para a área do Santa Cruz, encontrando Andrezinho, que subiu entre a zaga e desviou de cabeça, mas parou em Júlio César, que fez grande defesa. No final do primeiro tempo, Tiago Luis cobrou falta pela esquerda e Alex Alves ganhou pelo alto, cabeceando para fora, quase empatando a partida. No início do segundo tempo, o Goiás até marcou aos 04, com Carlos Eduardo, que recebeu lançamento de Andrezinho, saiu na frente e mandou para o fundo do gol, mas a arbitragem marcou impedimento.

Na sequência do segundo tempo o jogo ficou lá e cá, com boas chances de gols para ambas as equipes, com predominância do Santa Cruz que sempre chegava com mais perigo, quando aos 39 minutos, Bruno Paulo recebeu cruzamento na área do Goiás e marcou o segundo, após jogada que começou em uma jogada de lateral e envolveu a defesa esmeraldina. Ricardo Bueno foi receber a bola na intermediária, levou a marcação de Matheus Ferraz, e ajeitou para Tiago Primão que lançou João Paulo pela direita. A bola foi cruzada na área e o atacante não desperdiçou. Dominou e bateu forte para ampliar o placar.

O gol complicou de vez a vida do Goiás na partida. Aos 42, Bruno Paulo de novo, selou o placar. Em jogada pela esquerda, o atacante entrou na área com um belo drible (caneta) sobre Andrezinho, passa com facilidade por Pedro Bambu e bateu forte para anotar seu segundo gol no jogo e o terceiro do Santa. 3 x 0. O time da casa quase marcou o quarto aos 47. João Paulo entrou na área e acertou um chute na trave. Na sobra, Ricardo Bueno finalizou para fora.

Agora, o Goiás está há sete jogos seguidos sem saber o que o cheiro da vitória. Caiu para a 17ª colocação, com 25 pontos e pode perder mais uma posição, caso o Figueirense consiga o improvável, que é vencer o Internacional, em Porto Alegre. O próximo compromisso do Esmeraldino será daqui a oito dias, em Goiânia, com jogo aberto ao público. Enfrenta o Paysandu, no dia 23/09 (sábado), no Serra Dourada, as 16h30.

Santa Cruz 3 x Goiás 0 – 24ª rodada da Série B

Data: 15/9 (quarta-feira) Horário: 19h15 (de Brasília)

Local: Estádio do Arruda (Recife/PE)

Arbitragem: Daniel Nobre Bins (árbitro). Rafael da Silva Alves e Elio Nepomuceno de Andrade Junior (auxiliares). Todos do Rio Grande do Sul.

Gols: João Paulo (aos 3’ do 1ºT) e Bruno Paulo (aos 40’ e (S).

Cartões amarelos: João Paulo, Nininho e Tiago Costa, pelo Santa Cruz. Aylon, pelo Goiás.

Público: 5.206. Renda: R$ 28.840,00.

GOIÁS: Marcelo Rangel; Pedro Bambu, Matheus Ferraz, Alex Alves e Carlinhos (Michael); Victor Bolt (Elyeser) , Ramires (Aylon), Léo Sena e Andrezinho; Tiago Luís e Carlos Eduardo. Técnico: Sílvio Criciúma.

SANTA CRUZ: Julio Cesar; Nininho, Anderson Salles, Sandro e Tiago Costa; João Ananias, Derley (Wellington Cézar) e Thiago Primão; João Paulo, André Luis (Bruno Paulo) e Grafite (Ricardo Bueno). Técnico: Marcelo Martelotte.