Goiás vence o Paysandu fora de casa.

Um embate de equipes em situações opostas na Série B. O Goiás (2º) foi a Belém do Pará para enfrentar o ameaçado Paysandu (17º), e se deu bem. O time paraense (Papão da Curuzu) já entrou em campo na zona de rebaixamento e precisava muito de um bom resultado. Pena do que do outro lado estava o melhor time do returno. O Esmeraldino foi a campo com os desfalques de David Duarte, Tiago Luís e Michael, por conta de suspensão, e de Renato Cajá, poupado.

Embora não tenha mantido o domínio da partida, o Verdão procurou o jogo, abriu o placar com Lucão, sofreu o empate logo a seguir, mas não se intimidou e voltou à frente com Rafinha. Na segunda etapa o líder Giovanni marcou um importante gol (olímpico), que deu conforto ao time. Logo a seguir, em uma bobeada da defesa, o Paysandu diminuiu o placar, mas apesar da pressão do time da casa, o Goiás manteve-se a frente e saiu da Curuzu com mais uma vitória. 3×2 para o Verdão.

O JOGO

O Goiás começou a partida bem confiante e mais incisivo nas jogadas de ataque,. Tanto que abriu o placar logo aos 08 minutos da etapa inicial. Lucão recebeu a bola no ataque, na entrada da área, tirou da defesa e mandou uma bomba, quase no ângulo esquerdo do goleiro Renan. 1X0 para o Verdão. O Paysandu não se intimidou e passou a pressionar mais o Esmeraldino e a ter maior posse de bola. Contudo o jogo ficava naquele “lá e cá” frenético. Mas aos 33, o Papão achou o gol. Hugo Almeida fez belo cruzamento pelo lado direito da defesa esmeraldina e encontrou Thomaz bem posicionado entre os defensores, para subir sozinho e empatar o jogo. 1×1.

Como a tônica do jogo era pressão do Paysandu, com o Goiás jogando nos contra-ataques, pesou a eficiência do melhor time da Série B no momento. Aos 40 minutos, Ernandes tentou jogada pelo lado esquerdo e na rebatida a bola sobrou para Maranhão dentro da área. O atacante foi feliz, girou e fez um belo cruzamento para Rafinha, que subiu sozinho no “segundo pau”, para recolocar o Verdão à frente no placar. 2×1. O jogo prosseguiu na mesma toada, com o Goiás vencendo.

Na volta do intervalo, o Goiás já foi ao ataque e conseguiu um escanteio no início da etapa complementar. Giovanni foi para a cobrança, pelo lado esquerdo do gol do Paysandu, e acertou um belo cruzamento. Defesa e ataque subiram, mas não conseguiram interceptar a bola, que parou no fundo das redes. Gol olímpico na Curuzu. 3×1 para o Goiás, logo no início do segundo tempo.

Mas o que parecia ser o prenúncio de uma goleada, se tornou um verdadeiro sufoco. O time esmeraldino caiu de produção, tanto fisicamente, quanto na posse de bola, e via o Paysandu tomar a iniciativa. E, de tanto insistir, o time da casa chegou ao gol aos 22. Em jogada pelo lado esquerdo da defesa esmeraldina, Ernandes não conseguiu parar a jogada e a bola sobrou para Mike, que avançou com a bola na frente da área, para o lado oposto, tirou da defesa e mandou para o gol. A bola que não saiu tão forte, passou pela defesa e morreu no canto esquerdo de Marcos, que não conseguiu alcançar a pelota. Mais um gol de fora da área sofrido pelo arqueiro esmeraldino. 3×2 para o Goiás.

Desde então, só dava Paysandu. O técnico Ney Franco ainda fez modificações na equipe do Goiás, para segurar a pressão do Paysandu, mas o time pouco criou, exceto um belo chute de Robinho, que recebeu pela esquerda do ataque, limpou a defesa e mandou colocado, no canto do goleiro. A bola parou na trave de Renan. O Paysandu se mandou para o ataque e com um zagueiro grandalhão (Diego Ivo) jogando na área esmeraldina, os paraenses passaram a insistir nos cruzamentos. Numa dessas jogadas, o Papão ainda mandou uma bola na trave, aos 44, com Hugo Almeida. O jogo seguiu e o Goiás conseguiu segurar a pressão na Curuzu. Vitória Esmeraldina. 3X2 para o Goiás, que se mantém na segunda colocação, com 49 pontos e não perde contato com o líder Fortaleza, que tem 43 pontos.

O próximo desafio do Maior do Centro-Oeste já é na próxima terça-feira, em casa. Recebe o Londrina, no Estádio Olímpico, às 20h30. É o Goiás cada vez mais perto do retorno à Série A. Vamos marcar presença Nação Esmeraldina. Nossa hora é agora!

FICHA TÉCNICA

PAYSANDU 2 X 3 GOIÁS

Local: Estádio da Curuzu (Estádio Leônidas Sodré de Castro), em Belém/PA.

Data: 28 de outubro de 2018, sexta-feira. Horário: 19h15, de Brasília.

Arbitragem de Bruno Arleu de Araujo, auxiliado por Luiz Claudio Regazone e Carlos Henrique Cardoso de Souza, todos do Rio de Janeiro.

Gols: Lucão, Rafinha e Giovanni, pelo Goiás. Thomaz e Mike, pelo Paysandu.

Cartões amarelos: Romarinho e Mike, para o Paysandu. Alex Silva, pelo Goiás.

PAYSANDU:Renan Rocha; Maicon Silva, Perema, Fernando Timbó e Diego Matos; Nando Carandina, Renato Augusto (Alan), Pedro Carmona (Diego Ivo) e Thomaz (Romarinho); Claudinho, Mike e Hugo Almeida. Técnico: João Brigatti.

GOIÁS: Marcos; Alex Silva (Caique Sá), Edcarlos, Victor Ramos e Ernandes; Gilberto, Giovanni e Léo Sena; Maranhão (Robinho), Lucão (Júnior Viçosa) e Rafinha. Técnico: Ney Franco.