Limitado, Goiás é goleado no Sul.

No duelo das equipes que, resguardadas as devidas proporções, são as maiores e “mais caras” da Série B, o Goiás foi a Porto Alegre nesta terça-feira foi derrotado pelo Internacional, que venceu com autoridade por 3×0, mesmo depois de terminar o primeiro empatado por 0x0 . Os gaúchos tiveram dois estreantes (Camilo e Damião), além da luta para aliviar a pressão sobre Guto Ferreira, que não conseguiu obter um bom rendimento do time mais caro da Série B. Dessa vez funcionou o trabalho feito pela equipe colorada no intervalo. O segundo tempo foi um passeio dos gaúchos, tendo o placar sido amenizado graças ao talento do goleiro Marcelo Rangel, uma verdadeira exceção no abatido elenco esmeraldino.

O JOGO

O primeiro ficou marcado pelo domínio e pressão do Internacional, muito embora o Goiás esboçasse alguma reação. Mas o time esmeraldino tem se mostrado dependente das jogadas do atacante Carlos Eduardo, que não consegue corresponder as expectativas e não tem um bom aproveitamento das jogadas que cria ou está envolvido. Mas não deixa de ser um atleta participativo. Diferente de boa parte do time, ele não ficou apagado no jogo, pelo menos no primeiro tempo, quando deu muito trabalho para a defesa do Internacional, mas fez muito pouco no segundo, após a defesa colorada se acertar e melhorar a marcação. O Goiás ainda perdeu o lateral Tony ainda no primeiro tempo (30, 1ºt), que saiu contundindo da partida, o que provocou a estreia do lateral Erwin Saavedra.

Do lado do Internacional, uma desigual estrutura técnica, sentida já na estreia do meio campo Camilo, ex-Botafogo, além de jogadores com a qualidade de Rodrigo Dourado, Leandro Damião, Willian Potcker e Eduardo Sasha. Os atacantes, quando não desperdiçavam as chances, paravam na trave ou nas grandes defesas de Rangel.

Logo no primeiro minuto da etapa complementar, após cruzamento rasteiro da esquerda, Leandro Damião finalizou, mas Marcelo Rangel fez excelente defesa, porém, a bola sobrou para William Potker, que de cabeça abriu o placar. Aos 11, o árbitro marcou pênalti para os gaúchos, após toque de mão do lateral-esquerdo Carlinhos. Leandro Damião bateu e ampliou o placar. Aos 32, William Potker sofreu outro pênalti, em falta de David Duarte. Contudo o atacante parou em Marcelo Rangel, que salvou o Goiás. Mas aos 38, Potker se redimiu. Após receber lançamento, o atacante tocou para Carlos, que marcou o terceiro do colorado, selando a vitória dos gaúchos.

O Internacional subiu para a vice-liderança, enquanto que o Goiás amarga a 13ª colocação, somente a três pontos da zona de rebaixamento e a cinco da zona de classificação para a Série A. A rodada foi toda concluída hoje.

O Goiás volta a campo na próxima sexta-feira, em partida que encerra o primeiro turno. Recebe o Oeste no Serra Dourada, as 20h30, em mais uma partida com portões fechados.

INTERNACIONAL x GOIÁS

Data: 01/08 (terça-feira)

Local: Estádio Beira-Rio (Porto Alegre)

Horário: 21h30

Público: 35.391. Renda: R$ 544.445,00.

Árbitro: Paulo Roberto Alves (PR). Assistentes: Bruno Boschilia (PR / Fifa) e Rafael Trombeta (PR)

Gols: William Pottker, ao 1º minuto do segundo tempo; Leandro Damião, aos 13 minutos e Carlos, aos 39 minutos, também do segundo tempo.

Cartões amarelos: Alex Alves e Pedro Bambu, pelo Goiás. Rodrigo Dourado e Felipe Gutiérrez, pelo Internacional.

GOIÁS: Marcelo Rangel; Tony (Saavedra), David Duarte (Bruno Aguiar), Alex Alves e Carlinhos; Pedro Bambu, Elyeser e Andrezinho. Carlos Eduardo, Léo Gamalho (Gustavo) e Júnior Viçosa (Michae). Treinador: Argel Fucks.

INTERNACIONAL: Danilo Fernandes; Cláudio Winck, Klaus, Víctor Cuesta e Uendel; Rodrigo Dourado, Edenílson e Camilo (Diego); William Pottker, Leandro Damião (Carlos) e Eduardo Sasha (Felipe Gutiérrez). Treinador: Guto Ferreira.