Muito mais que uma decisão!

Unifan-1230×130

Não será um dia comum para os desportistas goianos. Quando os ponteiros do relógio – que segue à risca o horário oficial do Brasil – marcarem 16h, a bola vai rolar no gramado de um dos estádios mais bonitos do mundo pela primeira partida da final da 74ª edição do Campeonato Goiano.

Goiá e Vila Nova, decidiram a competição pela última vez em 2005, novamente disputarão cada pedaço de grama para finalmente definir quem será o grande campeão da temporada. Definitivamente não se trata aqui de dois clubes comuns. Trata-se de duas potências do nosso futebol. Sim, dois gigantes para os padrões do nosso futebol. De modo que não cabe comparação alguma com os clubes dos grandes centros. São dois gigantes dentro da nossa realidade.

Tanto é verdade que estamos falando dos clubes que mais vezes foram campeões, o Goiás o maior campeão com 26 títulos e o Vila Novo outras 15 vezes.

Com relação ao confronto, considerando a frieza dos números, o Goiás leva ampla vantagem sobre o oponente. Até aqui foram registrados 294 confrontos entre Goiás x Vila Nova, 132 vitórias do Verdão, 83 vitórias do Vila e 79 empates.

Diversas vezes os dois times decidiram o Campeonato Goiano. Foram dez vezes que foi decidido o título estadual com cinco vitórias para cada lado. A primeira final ocorreu em 1966, quando o Goiás levou a melhor sobre o Vila Nova. A primeira vez que o Tigrão foi campeão sobre o seu rival aconteceu em 1973.

O histórico envolvendo as duas equipes foi iniciado no antigo Estádio Olímpico Pedro Ludovico,  em 1943, ano da fundação dos dois clubes, em jogo amistoso. Advinha quem venceu? O Goiás por 4 a 3.

Curiosamente, o Vila Nova voltou a impor uma sequência sem derrotas para o Goiás. Nos últimos quatro confrontos realizados pelo campeonato Goiano e Brasileirão da Serie B, o Vila saiu de campo com três empates e uma vitória.

Ainda para quem gosta de números:

  • Maior goleada do Goiás: Goiás 7 a 0 Vila Nova, em 1946. Em jogos oficiais a maior goleada foi Goiás 6 a 1 Vila Nova em 8 de fevereiro de 2009, válido pelo Campeonato Goiano. O Goiás também venceu o Vila Nova por 6 a 1, no dia 09 de fevereiro de 1957, jogo válido pelo Campeonato Goiano de Amadores de 1956.
  • Maior goleada do Vila Nova: Vila Nova 5 a 0 Goiás, em 1979 (Troféu Ruy Brasil Cavalcante Júnior – Amistoso). Em jogos oficiais a maior goleada foi Vila Nova 5 a 2 Goiás, em 15 de julho de 1973, válido pelo Campeonato Goiano.

Portanto, se prepare para grandes emoções nas duas próximas partidas que definirão quem será o campeão da temporada.

Apenas para citar mais uma curiosidade, Goiás e Vila Nova se enfrentaram 28 vezes disputando classificação ou títulos, o famoso mata-mata, com mais uma ampla vantagem para o Goiás 18 classificações/títulos, contra 10 classificações/títulos do Vila Nova.

Com tudo isso e por tudo que foi detalhado neste post, Goiás e Vila Nova em decisão de campeonato é o tipo de jogo que não dá para perder. Vá ao Serra Dourada e viva essa emoção.

Tales Clemente
Tales Clemente
Debatedor de idéias com sensatez e descontração, corneteiro ferrenho da direção Esmeraldina, profissional da construção civil, casado, pai de duas filhas e apaixonado pelo GOIÁS de 1986.

2 Comentários

  1. Cesar Petri disse:

    KKKKKKKKKKKKKKKKK MESMO O NOSSO TIME FRACO OS PANETAS TREMEM MESMO, ATÉ FAZEM GOL PRA NÓS KKKKKKKKKK.

    AGORA COMO NO MEU COMENTÁRIO AO FINAL DO ESTADUAL DO ANO PASSADO, NÃO SE ILUDAM O TIME FRACO, VAMOS CONTRATAR E TRABALHAR MUITO, O GOIANO E SÓ UM PASSATEMPO PRA NÓS, VAMOS ALÇAR VÔOS MAIS ALTOS DIRETORIA, VAMOS PRA GANHAR E NÃO SÓ PARTICIPAR, ACORDEM CAMBADA.

    UM BOM FERIADO E UMA SEMANA ABENÇOADA A TODOS OS MEUS BROTHERS VERDES.

    ALGUEM VIU ALGUM PANETONE POR AI ? NÃO ENCONTREI NENHUM

  2. Capixaba Esmeraldino disse:

    Pronto! Agora a diretoria acredita que temos um elenco para vender a Libertadores da América…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *