Raio X da Série B 2018 – Parte 1

Saudações Esmeraldinas!

Com eminente início do Campeonato Brasileiro da Série B, irei destacar ao longo da semana um Raio X de todas as equipes participantes, serão um total de quatro posts, sendo o último dedicado exclusivamente ao Goiás Esporte Clube.

Como nos anos anteriores a Série B, será disputada por 20 equipes, no sistema de pontos corridos, e ao final de 38 rodadas os quatro primeiros colocados acendem ao nirvana do futebol brasileiro a Série A, e os quatro últimos irão frequentar o submundo da Série C.

A seguir irei apresentar uma análise descontraída dos 20 participantes, com relação aos seus elencos, força da torcida, orçamento, destaques etc.

Atlético Clube Goianiense:

O Dragão da Campininha, após um início de temporada decepcionante, sendo eliminado ainda na primeira fase da Copa do Brasil, e não conseguiu chegar as finais do Campeonato Goiano, a diretoria Rubro-negra, promoveu um verdadeiro limpa no elenco, pra suprir as dispensas, oito jogadores foram contratados e ainda são esperados no CCT do Urias Magalhães novos nomes até o início da Série B.

Com um orçamento modesto, uma equipe bastante modificada e que não disputa uma partida oficial há quase um mês, o início da competição poderá ser bem complicado, a força de sua torcida é baixíssima.

Acredito numa campanha do meio para baixo da tabela, com grande risco de rebaixamento, algo além, será uma grande surpresa como em 2016, porém também sabemos que a chance de um raio cair duas vezes no mesmo lugar são bem remotas.

Time Base:

Klever; Luan, Willian Alves, René e Bruno Santos; Rômulo, João Paulo, Fernandes e Pablo; Júlio César e Tito. Técnico Claudio Tencati

Destaques:

O experiente goleiro Klever o único remanescente da conquista da Série B de 2016 e o meia João Paulo, que veio do Paraná.

Avaí Futebol Clube:

Outro time que vem de uma fraca campanha no campeonato estadual, a modesta sexta colocação dentre as dez equipes que disputaram o último campeonato Catarinense, ligou o alerta pelos lados da Ressacada, apesar do fraco rendimento a nível regional, o Leão continua vivo na Copa do Brasil, tendo eliminado o Fluminense-RJ, com duas vitórias e encara o Goiás na quarta fase da competição.

Muitas contratações foram realizadas para disputa da segundona, destaques para o atacante Rodrigão e o lateral Capa, se a campanha como mandante no estadual foi muito a quem das expectativas da torcida azurra, com apenas três vitórias em dez jogos, o torcedor Avaiano pode ser um diferencial.

Acredito em uma campanha mediana, com remotas chances de acesso.

Time Base:

Aranha; Renato, Alemão, Betão e Capa; Menezes, Pedro Castro, Mortiz e Luan; Rômulo e Beltran. Técnico: Claudinei Oliveira

Destaques:

O meia Luan, revelação da base Avaiana e os atacantes Rodrigão (ex Santos e Bahia) e o Paraguaio Beltran, contratado para ser referência mais vem lutando contra problemas físicos desde início da temporada.

Boa Esporte Clube:

A equipe do interior de Minas, foi sétima colocada no Campeonato Mineiro, e entra como sempre lutando para não cair, com um orçamento limitado, a equipe comandada por Sidney Moraes, aposta na sua sólida defesa que sofreu apenas 10 gols nesta primeira parte da temporada, se a defesa é o ponto forte até o momento, o ataque praticamente inexiste, marcando apenas 6 gols em 14 jogos, por ser um time de empresários e sem muita identificação com a cidade de Varginha-MG, assim como nosso rival local destacado anteriormente força de sua torcida é mínima.

Briga apenas pela permanência, com grandes chances de rebaixamento.

Time Base:

Fabrício; Hélder, Gustavo Geladeira, Renato Justi e Kaio Cristian; Tallysson, Amaral, Willian Schuster e Ygor Catatau; Gênesis e Bruno Tubarão. Técnico: Sidney Moraes

Destaques:

Destacarei os nomes mais conhecidos do elenco, como experiente zagueiro Gustavo Geladeira, um andarilho do futebol, o lateral Hélder (ex Goiás) e o volante Willian Schuster outro nômade do futebol brasileiro.

Grêmio Esportivo Brasil:

Mais conhecido como Brasil de Pelotas, o Rubro-negro Gaúcho vem de um excelente campeonato estadual, onde chegou até a final, porém foi atropelado pelo seu xará mais rico e famoso o Grêmio de Porto Alegre, com uma equipe bem equilibrada e entrosada é minha aposta para surpresa desta Série B, o técnico Clemer que está no comando desde da reta final do Campeonato Brasileiro da Série B de 2017, tem nas mãos um grupo experiente, formado basicamente por atletas oriundos da dubla GRE-NAL, com apenas quatro derrotas na temporada e apenas uma como mandante o Estádio Bento Freitas será um trunfo a mais. Briga na parte de cima da tabela, com chances reais de acesso.

Time Base:

Marcelo Pitol; Éder Sciola, Leandro Camilo, Heverton e Bruno Colaço; Leandro Leite, Valdemir, Mossoró e Calyson; Alisson Farias; Lourency e Léo Bahia. Técnico: Clemer

Destaques:

Meus destaques da equipe Xavante vão para o experiente goleiro Marcelo Pitol e os atacantes Alisson Farias, cria da base do Internacional e Michel, artilheiro do último Gaúchão, jongando pela equipe do São Luiz, um dos poucos reforços contratados até o momento para disputa do Brasileiro da Série B.

Coritiba Foot Ball Club:

Rebaixado em 2017, vai para sua decima segunda disputa do Campeonato Brasileiro da Série B, que assim como o Goiás foi campeão em duas oportunidades em 2007 e 2010, mesmo chegando a final do campeonato local, o time oscilou bastante, e acabou perdendo o título para seu grande rival o Atlético-PR, a equipe do jovem treinador Sandro Forner, entra com a obrigação do acesso, pois é a equipe de maior orçamento na competição e também a única que já conquistou um título da Série A, em 1985, o elenco vem bastante reformulado, vários reforços chegaram para o Verdão Coxa Branca, destaque para o meia Jean Carlos (ex. Goiás) e Abner lateral esquerdo revelado pelo próprio Coritiba que estava no Real Madrid B, além do zagueiro Cleber Reis que por ultimo estava no Santos, o elenco conta também com jogadores experientes e de renome nacional como Kléber Gladiador e Alecssandro (aquele mesmo o irmão do Richarlisson), mas que pouco tem rendido.

Briga na parte de cima da tabela, com chances reais de acesso.

Time Base:

Wilson; Marcos Moser, Cléber Reis, Thalisson Kelven e Abner; Vinicius Kiss, Matheus Galdezani, Jean Carlos e Júlio Rusch; Bruno Morares e Kleber. Técnico: Sandro Forner

Destaques:

Os atacantes Kleber Gladiador e o recém contratado Bruno Moraes e o meia revelação Júlio Rusch,são os jogadores que a Diretoria Alviverde aposta pra o retorno à elite do futebol brasileiro.

Clube de Regatas Brasil:

Ou só CRB, a equipe alagoana apesar da boa campanha na Copa do Nordeste, entra nesta Série B abalada pela perda do título para o CSA, também eliminada da Copa do Brasil, a equipe comandada por Mazola Junior, sem grandes contratações, conta com a força do seu conjunto, já que a equipe vem jogando junto a bastante tempo, e contando com o apoio da torcida Regatiana que sempre comparece em bom número no Estádio Rei Pelé, para tentar algo além de se manter na Série B.

Briga no meio da tabela algo além disso será uma surpresa.

Time Base:

João Carlos; Ayrton, Flávio Boaventura, Anderson Conceição e Juliano; Feijão, Willians Fernandes, Edson Ratinho e Leílson; Willians Santana e Neto Baiano.

Destaques:

Neto Baiano, experiente e quase interminável centroavante vai para sua terceira temporada no comando de ataque equipe alagoana, destaco também o meia Edson Ratinho e o lateral Ayrton com passagem por grandes equipes do futebol brasileiro.