O ano de 2021 para o Goiás foi marcado por altos e baixos. No início do ano a equipe acabou sendo rebaixada para à Série B do Campeonato Brasileiro, após uma péssima gestão feita pelo então presidente do Clube, Marcelo Almeida. Com a missão de reorganizar as coisas na Serrinha, Paulo Rogério Pinheiro assumiu o clube em uma de suas piores crises da história.
Com pouco orçamento para investir no futebol, o presidente esmeraldino sabia que não poderia dar brechas ao azar, e teria que de qualquer forma, retornar o clube à elite do futebol nacional. Com muita dificuldade, mas também competência, o Goiás conseguiu na penúltima rodada conquistar o acesso para Série A e ainda se sagrou vice-campeão da Série B.
Abrindo mão da disputa do Campeonato Goiano e da Copa do Brasil, o Verdão investiu em montar seu elenco apenas às vésperas do início da Série B, decisão considerada por muitos arriscada, mas que no fim das contas funcionou. Entre os principais destaques da equipe na temporada, o Esmeraldino.com elegeu 5 nomes que foram fundamentais para o Verdão.
Principais jogadores do Goiás em 2021:
1. Tadeu
Tadeu liderou a defesa menos vazada do Brasileirão Série B ao lado do Botafogo, ambas equipes sofreram apenas 29 gols ao longo da competição. O arqueiro, que já tinha encerrado a última temporada em alta mesmo com o rebaixamento, ganhou o status de estrela perante o torcedor.
2. Élvis
O meia-atacante Élvis que tinha participado da campanha do acesso com o Cuiabá em 2020, foi um dos primeiros reforços da equipe na temporada. Com quatro gols, 11 assistências e os ganhos táticos de alguém que sabe ser referência na criação, Élvis foi o capitão da equipe e conquistou mais um acesso em sua carreira.
3. Alef Manga
Seguindo a mesma linha de raciocínio de Élvis, a contratação de Alef Manga não poderia ter sido mais acertada. Vindo diretamente do Volta Redonda, o atacante de 27 anos se isolou na artilharia do clube, com 10 gols na conta, além de quatro assistências. Sem ele dificilmente haveria acesso, até porque várias vitórias foram garantidas pelo brilho individual do atleta.
4. David Duarte
Já previamente acertado com o Fluminense, David Duarte se despede sabendo que cumpriu sua missão com maestria. Aliás, grande parte da excelência defensiva da equipe se deve ao zagueiro, que também foi decisivo no ataque em múltiplas oportunidades. Um verdadeiro pilar na campanha do acesso.
5. Nicolas
Responsável por marcar o gol do acesso, Nicolas esteve diretamente envolvido no retorno do Esmeraldino à elite. Com seis tentos e duas assistências, Nicolas provou que pode, sim, render fora de Belém. Titular em parte considerável do torneio, ele tem tudo para ser uma peça importante em 2022.
Veja mais notícias do Goiás, acompanhe os jogos, resultados, classificação e a história do Goiás Esporte Clube.