É isso mesmo torcedor esmeraldino, depois de apenas quatro rodadas de Campeonato Goiano e 8 pontos em 12 eu penso que Gilson Kleina deve deixar o comando técnico do Goiás. Digo mais, não deveria nem ter começado este ano. Você pode argumentar comigo que é muito cedo, que o trabalho de todo treinador leva tempo, que a equipe está totalmente reformulada e leva tempo para o entrosamento aparecer. E nós concordamos, mas nosso comandante não dá nenhuma demonstração de que tenha capacidade e conhecimento para fazer essa equipe crescer.
Sobre os técnicos brasileiros, vamos analisar o que se passa no futebol internacional. É inegável que os treinadores brasileiros são, na visão do mercado internacional, muito fracos. Qual treinador brasileiro faz ou fez sucesso na Europa? E, para não ir muito longe, quantos argentinos? De cara eu já penso em três. Sampaoli no Sevilla, Simeone no Atlético de Madrid e Pochettino no Tottenham. O mercado internacional nem olha para nossos treinadores, talvez apenas Tite tenha nível internacional.
Levando isso em consideração, o que se passa no mercado nacional de treinadores? Um elevado número de treinadores jovens nas grandes equipes do país. Em São Paulo temos Eduardo Baptista no Palmeiras, Carille no Corinthians e Rogério Ceni no São Paulo. No Rio temos Zé Ricardo no Flamengo e Jair Ventura no Botafogo. Além deles, podemos citar Roger Machado no Atlético-MG e Antônio Carlos no Internacional. Ninguém aguenta mais esses treinadores da escola antiga, desatualizados e com pouquíssimo conhecimento sobre as novas metodologias de treinamento.
Para mim, Gilson Kleina representa um treinador totalmente obsoleto. É nítido o deserto de ideias dele para a equipe. Ainda mais grave, é a incapacidade dele de implementar suas poucas ideias no jogo. Em minha última publicação, Fábio Sanches afirmou que foi treinado a entrada do volante entre os zagueiros para ajudar na saída de bola. Nós até vemos a tentativa do Bolt vir fazer isso, mas eles simplesmente não conseguem executar. A saída de bola do Goiás desde que o Kleina está no comando é terrível. A produção ofensiva é pior ainda. Muito chuveirinho e pouquíssimas jogadas trabalhadas.
Harlei e diretoria esmeraldina, saiam da mesmice e ousem querer mais. Tenham criatividade, busquem um treinador atualizado com o que se pratica no futebol de mais alto nível. Um técnico que tenha vontade de crescer, que tenha fome de vitórias e conhecimento buscando sempre um futebol de qualidade e vencedor. O Kleina definitivamente não é o cara pro trabalho.
Por que não buscar um estrangeiro? Tenho certeza que o Goiás tem condições de buscar um treinador com muito potencial na América do Sul e quem sabe até na Europa. Hoje talvez a escola de treinadores mais avançada do mundo seja a portuguesa, não teria nem o problema do idioma. Talvez eu esteja sonhando demais, mas talvez seja exatamente isso o que mais falta ao nosso clube, sonhar.
Veja mais notícias do Goiás, acompanhe os jogos, resultados, classificação e a história do Goiás Esporte Clube.