Alex Dias e Aloísio Chulapa, a incrível dupla de Goiás que tocou na França

Dentre os maiores destaques da campanha do Goiás daquele ano estavam dois atacantes: Alex Dias e Aloísio Chulapa. Os jogadores fizeram tanto sucesso no futebol goiano que chamaram a atenção de clubes estrangeiros. Atualmente, esses clubes são listados como favoritos em casas de apostas que oferecem acesso às promoções de boas-vindas excelentes.

No ano de 1999 o Goiás se destacou no futebol brasileiro por conquistar o Campeonato Goiano e também o Campeonato Brasileiro Série B. O Esmeraldino ainda chegou nas quartas de final da Copa do Brasil daquele ano. No total, foram 66 gols marcados e 43 sofridos, com 19 vitórias, 8 empates e 11 derrotas durante todo o ano.

Conheça a trajetória de Alex Dias e Aloísio Chulapa, dois atletas que foram revelados pelo Goiás, mas que chamaram a atenção ao longo de sua passagem pelo futebol francês juntos depois do sucesso que fizeram com base nos números que o clube tem.

Passagens pelo Saint-Étienne e Paris Saint-Germain

Antes de ir para o Paris Saint-Germain, Alex Dias e Aloísio Chulapa passaram pelo Saint-Étienne. Os craques chegaram no clube francês para jogar a temporada de 1999/00. Em sua 1ª temporada pelo clube da França, Alex Dias jogou 32 jogos, marcando 16 gols. Aloísio Chulapa, por sua vez, teve participação em 29 partidas, balançando as redes adversárias por 8 vezes.

Na temporada seguinte, em 2000/01, Alex Dias se destacou mais que seu parceiro de clube, já que ele esteve presente em 26 partidas e marcou 14 gols. Aloísio, por outro lado, jogou 9 jogos e balançou as redes dos adversários 2 vezes naquela temporada. Foi então que o Paris Saint-Germain mostrou interesse nos craques.

A queda do Saint-Étienne para a 2ª divisão do futebol francês fez com que Alex Dias e Aloísio Chulapa procurassem um clube que tivesse maior destaque na Europa. Afinal, a ideia era fazer com que os dois craques se tornassem famosos no futebol mundial, além de ganharem experiência no exterior.

Os dois craques não duraram muito no Paris Saint-Germain. Alex Dias jogou 28 jogos e marcou 3 gols, ficando apenas uma temporada na equipe parisiense. Aloísio Chulapa, por sua vez, fez mais sucesso do que o seu colega de ataque, mantendo-se por duas temporadas no Les Parisiens.

Diferentemente de Alex Dias, Aloísio marcou 19 gols ao longo de sua passagem pelo Paris Saint-Germain. Isso fez com que Alex não fosse mais muito acionado para fazer parte do elenco principal. Com isso, Dias foi devolvido ao Saint-Étienne, onde jogou por mais uma temporada antes de retornar ao Brasil.

Retorno ao Brasil

Alex Dias voltou ao Brasil após sua última temporada pelo Saint-Étienne, onde marcou 6 gols em 31 partidas. A volta do craque foi para o Cruzeiro, onde ele ficou por duas temporadas antes de retornar ao Goiás. Foi no Esmeraldino que Alex Dias voltou a se destacar, marcando 22 gols em 51 partidas pela equipe goiana.

Enquanto isso, seu ex-colega de clube seguia no exterior. Antes de retornar ao Brasil, Aloísio Chulapa foi para o futebol russo, onde jogou pelo Rubin Kazan por duas temporadas. Ao longo dos anos de 2003 e 2004, Aloísio marcou apenas 1 gol em 15 jogos pela equipe russa e acabou retornando ao Brasil.

Primeiramente por empréstimo, Aloísio jogou pelo Athletico-PR marcando 7 gols em 27 jogos. Mas foi pelo São Paulo que o craque ganhou destaque no cenário nacional. Alex Dias e Aloísio Chulapa chegaram a jogar juntos no clube paulista, na temporada de 2006, antes de seguirem rumos diferentes em duas carreiras que se encontraram tantas vezes.