CBF bate o martelo sobre o guia médico para retomada do futebol no Brasil

Foto: Reprodução/Globo Esporte.com




Faça parte da nossa lista de transmissão e receba todas notícias do Goiás no seu Whastapp. Clique aqui e mande a palavra “VERDÃO” para nosso contato. Não esqueça de salvar nosso contato em sua agenda.A CBF avalia novo guia médico e pode usá-lo quando o futebol pelo país retomar. Entre as propostas do novo guia médico, estão, o veto a vestiários e a avaliação do olfato dos jogadores. O documento foi entregue ao Ministério da Saúde e aguarda aprovação. Caso o documento seja aprovado, a rotina deve ser alterada por completo.

O guia da entidade possui 27 páginas, com propostas novas em relação a outros países, onde os clubes já treinam seguindo as recomendações, como é o caso da Alemanha, onde as partidas retornarão na próxima semana a partir do 16 de maio. Uma das novidades do guia médico proposto pela CBF, é o teste de olfato, onde uma porção de café será colocada há cerca de 5 centímetros de distância dos jogadores. Se caso o jogador não sentir o cheiro da bebida, ele será retirado e submetido a outros testes, inclusive o teste da Covid-19.

Todos os atletas deverão ser submetidos a testes do coronavírus antes de voltar as atividades, como está sendo feito na Espanha, onde grandes clubes, como, Real Madrid e Barcelona, já utilizam do método. O guia médico brasileiro foi elaborado pela Comissão Nacional de Médicos da CBF, com a participação de médicos de clubes e da Seleção Brasileira. Um nome que lidera a nova proposta é o infectologista Sérgio Wey, do Hospital Albert Einstein.

Enquanto os treinos não voltam para a sede dos clubes, os jogadores vêm treinando em casa e seguem as recomendações dos preparadores físicos, com cartilhas atualizadas e dietas balanceadas. A CBF ainda não definiu o novo calendário, nem a previsão de retorno do futebol brasileiro.