Opinião: O Goiás PRECISA vencer o próximo Campeonato Goiano

Goiás
Foto: Reprodução

Nunca achei que um dia escreveria um texto onde daria valor para um campeonato tão capenga como o campeonato estadual, mas diante das últimas temporadas e acontecimentos, não vejo outra saída. Sim, caro leitor, o Goiás precisa vencer o Campeonato Goiano de 2023.

Há alguns anos, eu deixei de valorizar o estadual por simplesmente fazer mal ao clube, pois toda temporada em que o Goiás conquistava o Campeonato Goiano, o vexame era certo no Campeonato Brasileiro. Lembre-se dos anos de 2015, 2016 e 2017, por exemplo. Até em 2018, ano em que conquistamos o acesso, o time teve extremas dificuldades de encaixar a equipe e demorou para buscar os resultados.

Era um fenômeno estranho, porém não era inexplicável. O Campeonato Goiano nunca serviu de parâmetro em nível técnico para dizer se o Goiás estava realmente preparado para o restante da temporada, mas era tanto oba-oba desnecessário da imprensa goiana por uma conquista tão pífia, que os próprios dirigentes do clube compravam a ideia de que o planejamento estava perfeito e que o time estava apto. Era quando as coisas começavam a desandar.

Mas em 2023, devemos olhar as coisas de forma um pouco diferente. Em primeiro lugar, o Goiás PRECISA reconquistar a hegemonia no estado e voltar a se confirmar como a maior força no estadual, posição esta que foi tomada pelo Atlético. E o torcedor esmeraldino precisa reconhecer isso. Mesmo com o nosso rival de Campinas sendo rebaixado à Série B, os últimos anos foram de extrema superioridade do Atlético em cima do Goiás. Isso só não apareceu nos confrontos do Campeonato Brasileiro, mas no Goianão e no clássico nas oitavas de final da Copa do Brasil, ficou bem nítido.

O Atlético tem se mostrado mais organizado, preparado e tem procurado montar equipes com DNA ofensivo há alguns anos, algo que o Goiás não consegue fazer. E o rebaixamento não ofusca isso, pois a campanha até a semifinal da Copa Sul-Americana vencendo vários adversários com propriedade, mostrou que eles ainda são o clube a se temer.

A cada ano, o Goiás vem se tornando um clube em que os times do interior sabem que podem aprontar e roubar pontos. Jogando na Serrinha nos últimos anos, nós perdemos para Iporá, Aparecidense, Anápolis… o que está acontecendo? Clubes pequenos devem vir enfrentar o nosso clube e tremer as pernas antes e depois do jogo. Saber que são inferiores e nos respeitar. O mesmo serve para o Vila Nova.

Em segundo lugar, nós sabemos como funciona o Goiás. Em caso de perda de título, Guto Ferreira será demitido e o primeiro pensamento será de trazer um treinador retranqueiro, medroso e que irá comemorar até empate em casa, além de exaltar permanência na Série A como se fosse um título de expressão. Eu estou cansado disso. E se o clube se propor a trocar de treinador antes do início do Campeonato Brasileiro, pode ter certeza que essa será a mentalidade.

Vencer o Goiano é OBRIGAÇÃO. E se a Copa Verde vir junto, melhor ainda. A confiança precisa estar alta para a Copa Sul-Americana, Copa do Brasil e Série A. E as cobranças por reforços devem continuar mesmo se a vitória vier, pois o elenco ainda está longe do que queremos.

Leia Mais:

A opinião de um artigo assinado não reflete necessariamente a opinião do site, é o ponto de vista exclusivo do autor que elaborou o artigo.