Conheça os maiores artilheiros do Goiás; veja lista completa

Foto: Weimer Carvalho/ O Popular

De acordo com o levantamento realizado pelo Altamiro Gonçalves, na história do Verdão conta com 20 atletas que já marcaram sua história no Goiás e tem um carinho grande pelo torcedor esmeraldino. Entre os artilheiros estão: Araújo, Lincoln, Fernandão, Alex Dias, Dill e muito mais.

Sem contar que: Túlio, Paulo Baier, Marco Antônio, Iarley, Aloisio, Rinaldo e Cacau também estão entre os maiores artilheiros do Verdão de todos os tempos. O Valter(atacante), Sinval, Formiga e Danilo também estão na lista.

Abaixo, você pode conferir a lista completa com todos os artilheiros do Goiás e os gols do lado. Confira:

19 Comments

  1. Avatar Roberto Wagner V Chaves disse:

    Me lembro de quando comecei a torcer pelo Verde com: Amauri, Triel, Macalé, Alexandre e Gilson.
    Matinha, Tuíra , Lucinho , Linconl, Paguetti e Raimundinho.

    Alguém lembra desta formação? Técnico – Paulo Gonçalves.

    • Avatar Edecio disse:

      Esse até o Pelé deve lembrar, afinal encarou o time do rei no historico 4×4 da vila.
      Conheci o Verdão no ano que Tuira foi vendido ao Vila, e o time era Amauri, Triel, Alexandre Neto, Macalé, Nonoca, Matinha, Alencar, Pastoril, Peter, Lincoln, Rinaldo

  2. Avatar CESAR PETRI disse:

    É MARCIO E ELISEU FALAMOS SÓ DOS MEIAS E ATACANTES, E AINDA FALTAM ALGUNS POR EXEMPLO TAMBÉM O JOÃOZINHO PAULISTA, UM GRANDÃO QUE VEIO DO CRB PRA CÁ E MARCOU MUITOS GOLS, MAS BEM LEMBRADO POR VOCÊS PODERIAMOS FALAR TAMBÉM DOS GOLEIROS, ZAGUEIROS, LATERAIS, VOLANTES QUE TERÍAMOS GENTE MUITO BOA E AOS MONTES, ZÉ TEODORO, LIRA ( AQUELE QUE CONVACARAM ELE PRA SELEÇÃO PRA TIRAR DA FINAL DA COPA DO BRASIL CONTRA O FLAMERDA, E ELE NEM JOGOU FOI RESERVA, ARMAÇÃO NA ÉPOCA DA GLOBO, CBF, FGF ) MARCIO ROSA VOCE SE LEMBRA DO TONY GATO, UM LATERAL ESQUERDO FRANZINO QUE VEIO DO RIO DE JANEIRO PRA JOGAR NO VERDÃO ERA RAÇA PURA. OUTRA HORA A GENTE CONVERSA MAIS, TEM GENTE DEMAIS NA LISTA DOS MELHORES DO VERDÃO EM TODAS POSIÇÕES.

  3. Avatar Eliseu disse:

    Falar dos nossos talentos que fizeram
    “nossa Glória, tiveram garra, virou nossa gente, fizeram a nossa historia é que me fez ser Goiás, Goiás até morrer”.
    Sugiro uma enquete: escalar o time de todos os tempos. Quem ousa?
    Lembrando, não mencionamos Gilson Jader e Lira….

  4. Avatar Márcio Rosa disse:

    Correto: Cesar Petri

  5. Avatar Márcio Rosa disse:

    Pertri, o texto fala dos maiores artilheiros, mas acho importante suas referências, pois tem jogadores que foram muito importantes, tão quanto os goleadores. Não deixaria de fora dessa lista, o melhor lateral de todos os tempos, Zé Teodoro, que foi para o São Paulo e fez muito sucesso, Carlos Alberto que foi para o Botafogo, Paulo Nelli que veio da Anapolina assim como Sávio que você citou. Esse espaço é um espetáculo, onde podemos lembrar e reviver as glórias do nosso amado verdão. Tenho 50 anos, sendo 42 como torcedor do Goiás, com muito orgulho. Por isso cobramos e exigimos, um time que possa estar a altura dessa grande torcida.

  6. Avatar CESAR PETRI disse:

    FALOU TUDO ELISEU, ME LEMBRO DE UM JOGO NO MARACANÃ, FLAMENGO 1 X 2 GOIÁS DE VIRADA EM UM SÁBADO A NOITE, GOLS DO GOIÁS TARCISO ( QUE VEIO DO GRÊMIO ) DE BATE PRONTO, E NO SEGUNDO TEMPO O CARLOS MAGNO DEU UMA CANETA NO MOZER ZAGUEIRÃO DO FLAMENGO ENTROU NA ÁREA E FOI DERRUBADO PELO MESMO, ALBENEIR COLOCOU A BOLA EM UM CANTO E O ZÉ CARLOS ( FALECIDO ) NO OUTRO, UMA NOITE DESLUMBRANTE DO VERDÃO EM TERRAS CARIOCAS. E VOCÊ FALOU BEM O BALTAZAR O ARTILHEIRO DE DEUS QUE TEVE O PRAZER DE VESTIR O MANTO VERDE.
    UM ABRAÇO BROTHER VERDE.

  7. Avatar Eliseu disse:

    Cesar Petri,
    Cara você é uma enciclopédia verde.
    Vamos lembrar também do artilheiro de Deus, Baltazar, que teve uma grande passagem na serrinha.
    Gostava também do Albeneir que veio do grêmio. A sombra dele, que começava a se revelar, foi aquele mala que até pouco tempo comprava peladas para somar gols.

  8. Avatar CESAR PETRI disse:

    LINCOLN COM UM GOL DE FALTA CONTRA O FLAMENGO AINDA NO ANTIGO OLIMPICO DA AV PARANAIBA, TODOS QUE VOCES LEMBRARAM FORAM MARAVILHOSOS, PASTORIL O BAIXINHO QUE VEIO DO FUTEBOL DE MATO GROSSO, FEZ UM GOL DO MEIO DE CAMPO CONTRA O AMERICANO DE CAMPOS NO SERRA, FOI INCRIVEL, ERA MEIA HABILIDOSO, TINHA ALEXANDRE BUENO GORDINHO BOM DE BOLA, NÃO SEI SE LEMBRAM DO MAIZENA UM NEGRITO QUE CHEGOU AQUI VINDO DO RIO DE JANEIRO, FAZIA GOLS A TORTA E A DIREITA PRINCIPALMENTE CONTRA OS TIMES DO RIO.
    ELISEU LEMBROU BEM HEM DO TEC PAULO GONÇALVES, ESTRATEGISTA, TRANQUILO E INTELIGENTE, PRA MIM O PRIMEIRO TÉCNICO ESTRATEGISTA DO FUTEBOL MUNDIAL. ALGUEM AI LEMBROU DO PERICLES E FOI MUITO BEM LEMBRADO, O GORDINHO QUE VEIO DE ITUMBIARA, O CARLOS MAGNO ALGUEM LEMBRA DELE ? AQUELE GOLAÇO CONTRA O GREMIO NO OLIMPICO, EU TAVA LÁ FOI GENIAL.
    E EU CONCORDO COM O SUZUKI, LINCOLN FOI O PRIMEIRO ÍDOLO A LEVAR O NOME DO VERDE ALÉM DAS FRONTEIRAS, MAS LUVANOR FOI A FERA, POR ELE O GOIÁS ALCANÇOU HOJE A CONDIÇÃO FINANCEIRA QUE TEM, E JOGAVA MUITO O LUVA.
    SÓ ATACANTES E MEIAS ATACANTES – ALOISIO, DIMBA, DILL, ALEX PANTANEIRO, MAIZENA, PASTORIL , ALEXANDRE MAGNO, LUVANOR, CARLOS MAGNO, PERICLES, SÁVIO QUE TAMBÉM FEZ MUITOS GOL COM O MANTO VERDE, MAIRON CESAR, TARCISO O EX DO GREMIO E TARCISO O BRANCO, MAGRÃO QUE VEIO DO PALMEIRAS, BATISTINHA, ARAÚJO, GRAFITE, EVANDO O CHAVEIRINHO, PAULO BAIER, RICARDO GOULART, FERNANDÃO ETERNO, CACAU, SOUSA, TUIRA, PAGHETI, LUCINHO, BALTAZAR, SANDOVAL, JOSUÉ ( O BIGODINHO QUE VEIO DO CEARÁ ), O GRANDE DADÁ MARAVILHA QUE FOI CAMPEÃO GOIANO AQUI COM O MANTO VERDE, YARLEI, WASHINGTON,DANILO, BRAZ O CÉREBRO DO TIME DE 1983 QUE NÃO APARECIA MUITO PRA TORCIDA MAS PRO TIME ERA FUNDAMENTAL, E NÃO PODERIA ESQUECER O NOSSO PRIMEIRO ÍDOLO, TIÃO SEGURANDO.
    ME AJUDA AI GALERA VERDE, AINDA TEM MUITO MAIS SÓ COM MEIAS E ATACANTES.
    PODERIAMOS FICAR AQUI O TEMPO TODO ENUMERANDO E LEMBRANDO DOS NOSSOS CRAQUES DO PASSADO, E COMO TIVEMOS, HOJE INFELISMENTE A GALERIA TÁ VAZIA, E HOJE O TORCEDOR NÃO PODE MAIS IDOLATRAR NEM JOGADORES E NEM TÉCNICOS, NÃO EXISTE MAIS IDENTIFICAÇÃO COM O CLUBE, SÓ COM O DINHERIO, INFELISMENTE E A REALIDADE QUE VIVEMOS NA ATUAL SOCIEDADE.
    MAS QUEM SABE UM DIA

    • Avatar Edecio disse:

      Bill tbm jogou no Goias, Ramon ex-vasco, Peter, Rinaldo, Lucinho, Lucio Bala, Frazão, Magrão, Argeu, Alexandre Neto (batia ate na propria sombra), Carlos Alberto Santos, Edson goleiro, Raimundo Queiroz kkkk, Lira, Gomes zagueirao cobrador de penaltis…

  9. Avatar Valdeci Silverio dos Santos disse:

    Pastoril foi o cara…..!!!!!

  10. Avatar Eliseu disse:

    Saí do interior para fazer ETFGO em 78, era flamenguista e bastou 1 ano em gyn para aprender a torcer fanaticamente para o Verdão que passou a ser único.
    Matinha me imprecionou na época, mas o que o Goiás soube revelar foi volantes.
    Carlos Alberto, Uidemar, Reidner, Tulio, Josué, Maraba, Amaral e agora escreve o nome desse menino da base q está jogando. Tem muita personalidade.
    Se compararam Lincoln com Zico pelo temor dos adversários, eu comparo o Sócrates com o Péricles. Possuíam grande estatura e muita técnica e elegância quando conduzia a bola com a cabeça erguida.
    Virando a pagina, quem teve o professor Paulo Gonçalves como técnico e agora o Hélio…..

  11. Avatar Márcio Rosa disse:

    Lincoln foi o mais importante, porque deu fama e status ao Goiás, abriu caminho para as outras geracoes. Eu era criança e quando meu primo ia ao estádio, me levava com ele e quando não dava, eu me virava no radinno de pilha, mas era emocionante até pelo rádio. Os tempos mudaram e hoje, 40 anos depois, os jogadores valorizam a grana que ganham e não dão a mínima para os times e nem para a torcida, mercenarismo puro.

  12. Avatar Edecio disse:

    Lincoln pode não ter sido o melhor, mas em questão de importância foi para o Goiás o que Zico foi para o Flamengo. Quando o Verdão despontou para o cenário nacional, o leão da serra era o jogador que os técnicos adversários mais se preocupavam ao enfrentar o Goiás, igualmente quando Flamengo ficou conhecido mundialmente tendo Zico como seu principal jogador. Desde aquela época o SPFC já estava de olho nos jogadores do Goiás, e contratou Lincoln que logo teve um problema no joelho que a medicina da época não foi capaz de resolver, igual aconteceu com Zico.

  13. Avatar Wellington disse:

    Concordo com o Comentário Gilberto Barros Vieira, O Goias faz tempo não tem um matador Nato…que chega na cara do gole e define…poe medo nos adversários….chama a responsabilidade pra si…e conseguentemente motiva o torcedor a ir ao Estadio

  14. Vi o Lincoln jogar só uma vez , artilheiro de verdade … Tivemos várias feras , LUVANOR foi meu ídolo ao lado do Zico .

  15. Avatar CESAR PETRI disse:

    É BROTHER GILBERTO, VI TODOS ESSES AI EM CAMPO, TEMPOS MARAVILHOSOS AQUELES, HOJE COMO VOCÊ DISSE UMA LÁSTIMA.

    UM ABRAÇO BROTHER VERDE.

  16. Avatar Gilberto Barros Vieira disse:

    Sinval um dos melhores jogadores que vi jogar. Centro avante igual ele é difícil revelar outros; agora quem viu esses jogadores da lista acima jogarem e vê hoje, Lucao, viçosa, Maranhão, Felipe Garcia e Rafinha e de chorar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!