Copa do Brasil terá mudança importantíssima nos critérios de classificação a partir de 2024; veja as novidades

Goiás
Foto: Divulgação/CBF

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) apresentou nesta última segunda-feira (26), o regulamento da Copa do Brasil de 2023, mas que já traz também uma novidade relevante com relação à edição de 2024. Isso porque, de acordo com o documento, a CBF irá extinguir as vagas para a competição via ranking nacional de clubes. A medida acaba fortalecendo as federações estaduais, uma vez que com 80 das 92 equipes se classificarão pelas competições locais.

Copa do Brasil não terá mais vagas por ranking de clubes

Copa do Brasil
Foto: Reprodução/Internet

Na edição de 2023, 10 equipes conseguiram suas vagas via o ranking nacional de clubes. Entre elas, três que estão na Série A do Campeonato Brasileiro: Santos, América-MG e Bahia. Também utilizaram pela última vez esse critério: Ceará, Juventude, Chapecoense, Avaí, Vitória e Ponte Preta. O ranking utilizado será os das federações para definição do número de times por Estado. A Federação Goiana de Futebol terá direito a três vagas – que poderão ser destinadas aos três primeiros colocados do Goianão 2023, ou duas pelo estadual e mais uma, caso ela crie um torneio seletivo.

São Paulo e Rio de Janeiro – que são as principais federações do futebol brasileiro – terão seis vagas cada. Rio Grande do Sul, Minas Gerias e Paraná cinco vagas. Goiás, Ceará, Bahia, Santa Catarina, Alagoas, Pernambuco, Mato Grosso, Pará e Maranhão com três e os demais estados com duas. Doze equipes entram na terceira fase da Copa do Brasil em 2024, a exemplo do que já acontece. Campeões da Copa Verde, Copa do Nordeste, Série B do Brasileiro e os representantes brasileiros na Libertadores da América.

Agora, os clubes terão de reconsiderar a suas prioridades na disputa dos estaduais, pois caso não cheguem até as fases finais, os mesmo ficarão de fora da Copa do Brasil, torneio que hoje tem a melhor remuneração financeira do país.

Leia Mais: