De volta a elite! Jogando fora de casa, Goiás bate o Guarani e carimba seu retorno para Série A

Goiás
Foto: Reprodução

Guarani e Goiás se enfrentaram na noite desta segunda-feira (22), no estádio Brinco de Ouro, em partida válida pela penúltima rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. O Esmeraldino venceu a partida por 2 a 0, com gols de Élvis e Nicolas, ambos no primeiro tempo. Com a vitória, o Goiás está matematicamente de volta à Série A.

Primeiro Tempo

Logo aos cinco minutos, o Guarani chegou com perigo. Pablo recebeu cruzamento na área e, sozinho, bateu por cima do gol. A resposta do Goiás veio pouco depois. Aos sete minutos, Élvis cobrou falta pelo lado esquerdo, a bola desviou no caminho e caiu no fundo das redes. Depois de sofrer o gol, o Bugre enfileirou chances, mas não foi efetivo.

Após a blitz do Guarani, o Goiás finalmente chegou ao ataque pela segunda vez, aos 28 minutos, e novamente marcou. Artur cruzou na segunda trave e Nicolas testou certeiro. 2 a 0. Aos 45, Pablo teve a chance de diminuir para os mandantes, mas parou em Tadeu. O primeiro tempo terminou com o Esmeraldino em vantagem.

Segundo Tempo

O Guarani voltou do intervalo atacando, só que dessa vez não conseguiu impor grande pressão. O Goiás esfriou o ritmo da partida e apostou, novamente, em investidas certeiras. Aos 27 minutos, Dadá Belmonte desceu em velocidade pelo lado esquerdo e bateu cruzado. Rafael Martins desviou no cantinho e evitou o terceiro.

O Bugre só voltou a assustar aos 34. Lucão cabeceou firme, mas o nome do jogo apareceu mais uma vez. Tadeu caiu e buscou no canto esquerdo. A partir daí o clima esquentou. O jogo ficou parado por causa de confusões entre os jogadores. O atacante Nicolas foi expulso aos 38 minutos, depois de ser substituído. Aos 42 o Goiás assustou de novo. Diego encheu o pé e Rafael Martins fez a defesa. E o 2 a 0 se manteve no placar para a festa esmeraldina.

Como fica?

Com o resultado, o Goiás, ao lado de Botafogo e Coritiba, está garantido na elite em 2022, chegou aos 64 pontos e retomou o terceiro lugar. O Verdão tem o mesmo número de pontos e uma vitória a menos que o Coritiba, segundo colocado. Na última rodada, o Goiás ainda pode tomar do Coxa o vice da Série B.

Esse é o quinto acesso na história do Goiás na Série B: 1994, 1999, 2012, 2018 e agora. O Verdão volta a campo no próximo domingo (28), às 16h, pela última rodada da Série B, onde com promessa de uma grande festa da torcida esmeraldina, o Goiás irá receber o Brusque, na Serrinha.