Dirigente do Goiás explica com EXCLUSIVIDADE o alto número de jogadores abaixo de 20 anos inscritos pelo Verdão na Copinha

Goiás
Foto: Rosiron Rodrigues

O Goiás Esporte Clube em 2023 irá mais uma vez participar do maior torneio de categorias de base do Brasil, a Copa São Paulo de Futebol Júnior, ou Copinha, como é popularmente conhecida. A competição será disputada entre 2 e 25 de janeiro, data do aniversário da capital paulista. Ao todo, são 128 equipes na disputa, divididas em 32 grupos com quatro times. Os dois melhores de cada chave avançam à fase de mata-mata. O Verdão vem se preparando forte para torneio e quem traz os detalhes com exclusividade ao Esmeraldino.com é Eduardo Pinheiro, diretor das categorias de base do clube.

Dirigente do Goiás explica o alto número de atletas abaixo de 20 anos na Copinha

Goiás
Lista de convocados para a Copinha 2023 – Foto: Divulgação/GEC

Nesta edição da Copinha, o Goiás caiu no grupo 13, ao lado de Atlético Guaratinguetá, Gama e Pague Menos-CE. A cidade sede desse grupo será Guaratinguetá, onde serão realizados todos os jogos das quatro equipes. Um detalhe curioso na lista de jogadores inscritos pelo Goiás, é que a maioria dos atletas sequer estão perto da faixa de 20 anos, idade essa que é a base para a disputa do torneio. Sobre essa decisão de utilizar tantos atletas jovens, o diretor das categorias de base do clube, Eduardo Pinheiro, falou com exclusividade a nossa reportagem.

Na verdade essa foi uma escolha minha, desde que entrei em março nas categorias da base, decidi por utilizar essa estratégia. Esse ano, na Copinha de 2022, grande parte dos nossos atletas estavam no último ano de Sub-20, quando acabou a Copinha, com aquele fiasco de ser eliminado na fase de grupos, nenhum jogador foi aproveitado no profissional. Então, no primeiro semestre do ano, fizemos uma avaliação dos atletas que tinham condições de chegar ao profissional, porque esse é o nosso foco principal.

Daí, percebi que grande parte dos jogadores nascidos em 2002, não teriam condições de fazer a transição para o profissional do Goiás. Então, percebi que existiam atletas de 17 e 18 anos que teriam mais condições de chegar ao profissional. Com isso, decidi fazer essa transição, peguei os atletas de último ano, dispensei ou emprestei, e trouxe os atletas de 2005 e 2004 para o grupo, para eles poderem jogar e estar vivenciando essa competição e daqui um ou dois anos, estarem no profissional – explicou Eduardo Pinheiro.

Confira os jogos do Verdão na primeira fase da copinha:

  • Pague Menos-CE, terça-feira, 03 de janeiro, às 15h15;
  • Gama, sexta-feira, 06 de janeiro, às 15h15;
  • Atlético Guaratinguetá, segunda-feira, 09 de janeiro, às 15h15.

Leia Mais: