Eleição na CBF não vai acontecer em janeiro

Grupo Globo
RIO DE JANEIRO, BRAZIL - JUNE 01: Facade of the Brazilian Football Confederation (CBF) headquarters on June 01, 2021 in Rio de Janeiro, Brazil. CONMEBOL announced on Monday May 31 that Brazil will host the next Copa America, initially scheduled to be played in Colombia and Argentina. Due to an ongoing social crisis, Colombia was removed as co-host earlier this month and Argentina was pulled out at the last minute as the country faces a surge in COVID-19 cases. (Photo by Buda Mendes/Getty Images)

Enquanto os clubes trabalham forte na pré-temporada, os bastidores seguem movimentado. Nesse sentido, um dos pontos que mais chamam a atenção é a eleição na CBF. Segundo o jornalista Igor Sirqueira do Uol, a eleição da Confederação Brasileira de Futebol, não deve ocorrer em janeiro. Havia a expectava sobre uma nova eleição neste mês, mas não vai acontecer. O Goiás observa a situação.

Leia mais:

Goiás quer atacante Everaldo Stum, mas concorrência pelo jogador é acirrada

Goiás bate o martelo e decide o futuro de Glauber Ramos no clube

Rumo ao Arsenal? Arthur muda de clube na Europa e irá render bolada milionária ao Goiás

O motivo da eleição é por conta do afastamento do presidente Rogério Cabloco, acusado de assédio moral e sexual a uma funcionária da entidade. Ele recebeu uma punição de 21 meses, depois recebeu de 20 meses, após ser sancionado outro procedimento interno da entidade. O número de penas é maior que o seu mandato. Com a aprovação pela a assembleia geral, vai gerar vacância no cargo. Desta forma, é necessário um novo pleito para completo o período restante.

Igor relata que o presidente em exercício Ednaldo Rodrigues quer conclui essa questão o quanto antes.

“Quem tem que apertar esse gatilho é o presidente em exercício da entidade. Hoje, Ednaldo Rodrigues. Em dezembro, o baiano tinha planejado fazer a convocação agora em janeiro. Mas tem citado o aumento dos casos de covid-19, inclusive dentro da própria CBF, e a agenda apertada no fim do mês, com jogos da seleção brasileira pelas Eliminatórias, para justificar a postergação”, disse Igor Sirqueira ao uol.

Covid-19 preocupa

“Há uma recomendação interna, feita pelo presidente da comissão médica da CBF, Jorge Pagura, para que não haja reuniões presenciais envolvendo presidente, vices e diretores com pessoas externas à entidade, pelo menos até semana que vem.

Desfecho

A tendência é que a assembleia geral determine que Cabloco seja punido. Além disso, somente oito vice-presidentes tem direito a concorrer a presidência da CBF.

“O estatuto prevê que o vice-presidente mais velho, neste caso, o Coronel Nunes, assuma a CBF interinamente com o intuito de convocar em até 30 dias a eleição presidencial. Como se trata de preenchimento da vacância para o restante do mandato, só poderão se candidatar os oito vices da CBF. Hoje, além de Nunes, a lista tem Ednaldo Rodrigues, Gustavo Feijó, Fernando Sarney, Castellar Neto, Francisco Novelletto, Antonio Aquino e Marcus Vicente.”