Emenda da nova MP do futebol define a criação de uma nova liga; entenda

Foto: Douglas Schinatto/ O Popular




Faça parte da nossa lista de transmissão e receba todas notícias do Goiás no seu Whastapp. Clique aqui e mande a palavra “VERDÃO” para nosso contato. Não esqueça de salvar nosso contato em sua agenda.A MP 984, assinada pelo Presidente da República, Jair Bolsonaro, na última semana segue em tramitação na Câmara dos Deputados e já existem mais de 90 emendas para a nova MP. Uma delas, que vem chamando a atenção, é do deputado Pedro Paulo (DEM-RJ), que define a criação de uma nova liga para as equipes das Séries A e B. Algo parecido é realizado na Espanha, onde a La Liga detém todo o direito de organização e transmissão das 1ª e 2ª divisões de futebol profissional do país.

A emenda proposta pelo deputado carioca, permitiria que os clubes negociem de forma coletiva os direitos de transmissão, sem depender da intermediação da CBF. O faturamento seria distribuído de forma que os clubes que recebem mais para os que recebem menos não seja maior que cinco vezes. O texto do deputado deixa claro que os contratos atuais seguiriam válidos até o fim do período de vigência, e dá um prazo até 2022 para a estruturação da liga.

“O ideal seria discutir a profissionalização dos clubes pelo clube-empresa para aí tratar dos direitos coletivos, como liga e direitos de transmissão. Mas já que o Governo deu o primeiro passo, vamos dar o segundo. A experiência do mundo diz que esse é o caminho adequado. Todas as ligas que tomaram a decisão pelo modelo de negociação coletiva estão crescendo”, completou o deputado.

O Presidente do Bahia, Guilherme Bellintani, é um dos que são favoráveis a nova proposta. Sobre o tema, o dirigente do clube baiano se pronunciou. “É uma mudança enorme. A reforma do futebol brasileiro entrou de vez na agenda. Há muitas disputas, mágoas e feridas abertas. Para avançarmos, é muito importante que esses movimentos não representem guerras e vinganças. Maturidade e transparência serão fundamentais”, disse o presidente do clube em suas redes sociais.