Ex-Goiás, Tolói entra em campo e nos pênaltis Itália vai para final da Eurocopa

Foto: Reprodução/Instagran

A Itália está na final da Eurocopa. Na tarde de hoje (06), a seleção italiana venceu a Espanha nos pênaltis após empate por 1 a 1 no tempo normal e na prorrogação e garantiu vaga na decisão da competição europeia. Destaque para o zagueiro Rafael Tolói, ex-Goiás, que entrou na partida aos 25 minutos da segunda etapa. O adversário sairá do confronto entre Inglaterra e Dinamarca.

O primeiro tempo terminou sem gols, mas não por falta de oportunidades. Principalmente pelo lado espanhol, que dominou as ações e teve ao menos duas boas oportunidades para marcar. A principal delas esteve nos pés do atacante Olmo, que aproveitou a sobra de bola dentro da área e bateu forte, mas o goleiro Donnarumma, que ainda seria o grande nome da partida, fez bela defesa.

A Itália inaugurou o placar aos 14 minutos do segundo tempo. Após contra-ataque iniciado por Donnarumma, Insigne trabalhou com Immobile pelo meio, e a bola sobrou para Chiesa, que limpou a marcação e bateu colocado para marcar. Com a vantagem, os italianos tiveram ainda outras duas chances para ampliar, mas pararam em defesas do goleiro espanhol, Simón.

Quando parecia que a Itália era a dona do jogo veio a reação espanhola. Morata, que havia entrado na vaga de Ferrán Torres após o gol dos italianos, foi acionado por Olmo dentro da área e bateu na saída de Donnaruma para igualar o placar aos 34 minutos. O empate deu novo ânimo aos espanhóis, que pressionaram pela virada, mas a decisão acabou indo para os pênaltis, após o empate persistir mesmo com a prorrogação.

Nas penalidades, a Azzurra venceu a Espanha por 4 a 2, com um tempero brasileiro. Jorginho, outro brasileiro naturalizado italiano, converteu a última penalidade que colocou sua equipe na final. A seleção italiana não vence uma Eurocopa a mais de 50 anos, mas recheada de brasileiros, essa espera pode finalmente estar chegando ao fim.