Fisiologista revela como está a pré-temporada do sub-17 e sub-15 do Goiás

Foto: Divulgação/GEC

Em entrevista para o site oficial do Goiás, o fisiologista, Rodrigo Guimarães, falou sobre a preparação do sub-15 e sub-17 das equipes esmeraldinas.

“A pré-temporada das equipes de futebol é o momento oportuno para se analisar, detectar e individualizar parâmetros físicos dos jogadores. No processo formativo das categorias de base do futebol, esses parâmetros permitem que as comissões técnicas consigam tomar decisões quanto às estratégias de treinamento a serem realizadas com cada jogador, controlar a carga de treinos e desse modo prevenir possíveis lesões. Desse modo, a pré-temporada das categorias Sub17 e Sub15 iniciaram com as avaliações médicas e físicas. Nos primeiros dias foram realizadas as avaliações de composição corporal e antropometria, no intuito de individualizar as necessidades dos jogadores tanto em relação à perda de gordura ou ao ganho de massa muscular”, analisou Rodrigo.

Oktos

Rodrigo observou de perto a evolução de cada atleta dos times da base para os torneios desse ano: “Também foram realizadas as avaliações físicas: YoYo Test, Rast Test e plataforma de salto. Os dados extraídos dessas avaliações permitem que o preparador físico possa se orientar em relação as reais necessidades do elenco e ter resultados quanto a potência aeróbica, resistência anaeróbica e força explosiva de membros inferiores. Apesar do longo período de férias as duas categorias Sub17 e Sub15 se apresentaram com excelentes níveis físicos (aeróbicos e anaeróbicos), o que demonstra a importância do trabalho dos Preparadores Físicos no intuito da conscientização dos jogadores em relação à importância de manterem um nível de atividade física satisfatória nesse período”, frisou.

Por fim, Rodrigo completou e falou sobre o processo de formação de jogadores para o time profissional: “Algo que tem sido realizado no processo de formação de atletas no clube é a identificação de jogadores talentosos e que independente do potencial físico imediato, consigam ser inteligentes na tomada de decisão e na resolução dos problemas do jogo. Contudo mais do que informações em relação ao elenco, as avaliações físicas realizadas na pré-temporada fornecem dados a todo o staff do clube (Médicos, Fisioterapeutas, Preparadores Físicos, Técnicos e Auxiliares) da real condição do grupo e aliadas a conscientização dos atletas quanto à necessidade da tríade: Recuperação-Treino-Alimentação são fundamentais para o sucesso esportivo ao longo da temporada”, finalizou Rodrigo Guimarães.

felipelemos
felipelemos
Jornalista formado, Social Media e Radialista, tenho 28 anos e estou no Portal Esmeraldino.com desde 2013 cobrindo o Goiás. Com passagens pelos sites: CalcioNews24.com(Itália), Torcedores.com. Contato: [email protected]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *