Goiás
Joilson Marconne/CBF

Futuro da CBF: Ednaldo Rodrigues será julgado

O Supremo Tribunal Federal (STF), irá decidir, nesta semana, se Ednaldo Rodrigues seguirá ou não no cargo de presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Ednaldo havia sido destituído devido à uma decisão do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ), mas o ministro Gilmar Mendes, do STF, suspendeu a decisão em janeiro de 2024.

Ednaldo pode deixar a CBF

CBF
Foto: Rafael Ribeiro/CBF

Segundo o processo, a CBF celebrou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para encerrar uma ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) e aprovou uma reforma estatutária. Em seguida, em março de 2022, elegeu a chapa encabeçada por Ednaldo Rodrigues, extinguindo a ação. Contudo, o TJ-RJ considerou ilegítima a intervenção do MP-RJ e extinguiu a ação, anulou o TAC e afastou o presidente.

O processo foi suspenso pois a FIFA não reconheceu o interventor que foi nomeado pelo TJ-RJ, o que poderia acarretar na exclusão da Seleção Brasileira do Torneio Pré-Olímpico. Visto isso, Ednaldo retornou ao cargo. Em caso de afastamento de Ednaldo Rodrigues, uma comissão assumirá interinamente a presidência da CBF e novas eleições serão realizadas em até 30 dias.

Leia Mais: