Goiás de olho! Confira todos os jogos da primeira rodada do Campeonato Goiano 2023

Goiás
Goianão 2022 - Foto: Bruno Corsino/ACG

Com toda certeza, um dos momentos mais aguardados pela torcida esmeraldina, é o início do Campeonato Goiano de 2023. Após amargar o segundo lugar do estadual deste ano, perdendo para o Atlético Goianiense, o esmeraldino se prepara para voltar ao topo da competição regional. Com o fim de ano se aproximando, os preparativos para o início do certame vão ganhando forma.

Pela primeira rodada, Goiás recebe a Aparecidense na Serrinha; confira todos os duelos

Desde o ano passado, muito foi dito sobre o polêmico modo de disputa do Campeonato Goiano. A competição era disputada em duas fases: de grupos e eliminatória. Na fase de pontos, os 12 times eram separados em dois potes (A e B), sendo assim, duelavam entre si. Os quatro primeiros colocados de cada monte se classificava para o mata mata.

O formato gerou estranheza na maioria dos torcedores, já que, mesmo durante as eliminatórias, o saldo de vitórias era computado, podendo alterar mandos de campo conforme o passado da competição. Neste cenário, a FGF (Federação Goiana de Futebol) optou por agir, mudando completamente o formato de disputa do Campeonato Goiano 2023.

No novo modelo foram unificados os dois grupos (A e B), formando uma tabela de 12 times. Sendo assim, todos os clubes se enfrentarão durante a fase classificatória, aumentando o número de clássicos regionais. Vale ressaltar que a porcentagem de classificados para a próxima fase permanece o mesmo, porém, com a junção dos grupos, o número vai a oito.

Árbitro goiano pode apitar a final da Copa do Mundo

Copa do Mundo
Foto: Getty/Copa do Mundo

A Copa do Mundo está chegando ao final e nesta terça-feira (13), iremos conhecer o primeiro finalista, que vai sair do confronto entre Argentina e Croácia. Depois, na quarta-feira (13), sairá o último finalista, do duelo entre França e Marrocos. Eliminado da Copa do Mundo, o Brasil ainda tem um representante no Catar, o árbitro Wilton Pereira Sampaio, que segue no país mesmo após as críticas recebidas depois da vitória francesa contra a Inglaterra nas quartas de final. Isso indica que o juiz goiano está sendo considerado para algum dos jogos do fim de semana na Copa: a disputa pelo terceiro lugar e a finalíssima.

De acordo com o jornal inglês The Times, ao contrário de Sampaio, outros árbitros que apitaram jogos das quartas de final da Copa do Mundo já deixaram o país-sede, caso do inglês Michael Oliver, que comandou Brasil x Croácia, e do espanhol Mateu Lahoz, muito criticado pelos argentinos no confronto com a Holanda. Curiosamente, Sampaio também foi duramente criticado por jogadores, como Harry Maguire, jornalistas e torcedores após seu desempenho no duelo que decretou a eliminação inglesa.

Os ingleses questionam um pênalti não marcado em Harry Kane no primeiro tempo, uma falta em Saka na jogada que originou o primeiro gol francês e a demora para marcar o segundo pênalti na etapa final, apontado apenas após intervenção do VAR. Antes da partida nas quartas, o brasileiro havia apitado outros três jogos no Qatar: Holanda 2 x 0 Senegal, Polônia 2 x 0 Arábia Saudita e, nas oitavas de final, Holanda 3 x 1 Estados Unidos.

Mesmo se tratando de arbitragem, essa notícia é muito boa para o futebol goiano, já que valoriza o trabalho feito pela Federação Goiana de Futebol (FGF), que vive recebendo críticas sobre os árbitros do estado. Assim, Sampaio também se torna uma inspiração para outros profissionais que desejam alcançar o auge dessa carreira, que muitas vezes é injusta e ingrata.

Duelos na primeira rodada:

Inhumas x Anápolis – 11/01

Goiás x Aparecidense – 11/01

Vila Nova x Goiânia – 12/01

Iporá x Morrinhos – 11/01

Goianésia x Crac – 11/01

GEA x Atlético-GO – 12-01

Leia Mais: