Goiás de olho: Copa Sul-Americana terá novo formato de disputa para 2023; veja como ficou

Goiás
Foto: Divulgação/CONMEBOL

O Goiás Esporte Clube está de volta a Copa Sul-Americana, torneio que tem um valor especial para o torcedor esmeraldino, já que em 2010 o Verdão chegou até sua final, mas acabou derrotado nos pênaltis para o Independiente, da Argentina. Agora, com o clube vivendo uma fase mais estruturada, o torcedor voltou a sonhar com a possibilidade do Verdão vingar aquela derrota.

Goiás conhece mudanças no formato da Sul-Americana

Goiás
Foto: Divulgação/CONMEBOL

A Conmebol realizou, nesta segunda-feira (19), mudanças importantes no sistema de disputa da Copa Sul-Americana. Segundo informações divulgadas pela TNT Sports Brasil, agora, o torneio terá um playoff antes das oitavas de final, envolvendo os terceiros colocados da fase de grupos da Libertadores e os segundos colocados da fase de grupos da própria Sula. Em 2021 e 2022, apenas os primeiros colocados da fase de grupos da Sul-Americana passavam para as oitavas, enfrentando, por sorteio, os terceiros da Libertadores.

Agora, para os playoffs, não haverá sorteio: o melhor segundo da Sul-Americana pega o pior terceiro da Liberta, e assim por diante. As partidas serão de ida e volta, sendo que o mandante da volta será o clube que já estava na Sul-Americana. Nas oitavas, volta a ser sorteio. Outra mudança definida pela Conmebol será o encurtamento da fase prévia da Sul-Americana. Na 1ª fase, haverá apenas jogo de ida e o mandante será definido a partir de sorteio. Neste estágio, porém, não há times brasileiros nem argentinos, já que todos estão classificados diretamente à fase de grupos.

A decisão já foi tomada, e a oficialização da mudança do formato foi enviada às confederações e clubes participantes nesta segunda-feira (19). O anúncio da “nova fase” deve ser feito pela Conmebol nos próximos dias. A ideia da entidade é criar jogos mais atrativos e decisivos em meio à competição. Os brasileiros confirmados no torneio para 2023 são: Goiás, São Paulo, América-MG, Botafogo, Santos e Red Bull Bragantino.

Leia Mais: