Membro da LFF (Liga Forte Futebol), o Goiás Esporte Clube vem participando das decisões para a criação da nova Liga Brasileira, que será responsável por organizar o Campeonato Brasileiro. Nessa última segunda-feira (18), ocorreu a primeira reunião entre os dois pelotões de clubes do futebol brasileiro, que se dividiram em Libra e LFF. A reunião durou pouco mais de duas horas e aconteceu em um restaurante de São Paulo, onde ficou claro que a conversa deixou os dois lados otimistas de que a união entre os dois grupos não está tão distante assim.
Membro da LFF, Goiás segue de olho na criação da nova liga

Na reunião, a LFF levou propostas e projeções para o outro bloco, que também colocou seus pontos mais importantes. Alguns deles já foram tratados até como “encaminhados” após o encontro. Agora, os dois blocos vão analisar o que foi tratado internamente e possivelmente marcar um novo encontro com o staff técnico de ambos os lados. Entre os obstáculos, divergências quanto ao rateio de cotas de transmissão, critérios para as variáveis – como performance esportiva, audiência e engajamento -, e valor destinado aos clubes da Série B.
Mas, do ponto de vista político e de aproximação, a conversa representa o primeiro passo rumo a um consenso que permita aos 40 clubes das Séries A e B do Brasileiro formar uma liga única para organizar os campeonatos. Um dos pontos em que houve melhor entendimento e praticamente se chegou a um denominador comum foi estabelecer que o primeiro colocado na divisão de receitas não receba mais do que 3,5 vezes o que receberá o último da fila.
Esse é um ponto-chave e houve sim um encaminhamento, mas sem dúvida esse ponto foi discutido, houve um consenso, mas para validar com o restante do grupo – disse Marcelo Paz, presidente do Fortaleza, que integra a LFF.
Duílio Monteiro Alves, presidente do Corinthians e um dos representantes da Libra na reunião, viu avanço no sentido de esclarecer as divergências e disse acreditar que um consenso para formação de uma liga com os 40 clubes pode acontecer ainda em 2022.
São detalhes, a divisão de receitas é uma coisa importante, mas acho que estamos próximos. Nem todo mundo estará satisfeito sempre, tem de ceder um pouco, mas todos estão dispostos a isso. Então se cada um ceder um pouquinho, em breve teremos os 40 clubes juntos. É difícil colocar prazo mas eu particularmente tenho muita confiança de que conseguiremos isso este ano ainda – afirmou Duílio.
A Libra hoje é formada por: Grêmio, Botafogo, Flamengo, Vasco, Cruzeiro, Corinthians, Palmeiras, Santos, São Paulo, Red Bull Bragantino, Guarani, Ponte Preta, Novorizontino e Ituano.
Os membros da LFF são: América-MG, Atlético-MG. Atlético-GO, Athletico-PR, Avaí, Brusque, Ceará, Chapecoense, Coritiba, CRB, Criciúma, CSA, Cuiabá, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Internacional, Juventude, Londrina, Náutico, Operário, Sampaio Côrrea, Sport, Tombense e Vila Nova.
Leia Mais:
- Ex-Goiás! Hélio dos Anjos busca mais um jogador com boa passagem pelo Verdão
- Reforço no Goiás! Verdão encaminha contratação de zagueiro que disputou a Libertadores em 2022
- Desejo antigo do Goiás, meia deve reforçar outro clube da Série A em 2022
- Reforço do Goiás desembarca em Goiânia para assinar com o Verdão até o final de 2022
Veja mais notícias do Goiás, acompanhe os jogos, resultados, classificação e a história do Goiás Esporte Clube.
Não sei o motivo de participar dessas ligas, não tem competência pra montar um bom time, quando participa só passa vergonha na torcida.