Goiás e demais clubes que não aderiram a nova liga brasileira irão se reunir nesta quarta-feira

Goiás
Foto: Divulgação / CBF

O Goiás Esporte Clube e os demais clubes que compõem o bloco que não assinou com a Libra (Liga do Futebol Brasileiro) irão se reunir nesta quarta-feira (08), na sede da Confederação Brasileira de futebol (CBF), para decidirem os próximos passos do grupo. Isso porque as negociações para adesão à liga estão estagnadas. O encontro será na CBF por conveniência, já que havia uma reunião de clubes da Série B também prevista para a entidade nesta quarta.

Goiás irá se reunir com demais clubes na CBF

Goiás
Foto: Luiza Sá/LANCE!

O grupo do Goiás havia chamado os representantes da Libra para uma reunião no dia 3 de junho. O convite foi feito por um dos diretores da Marsal & Alvarez, Fred Luz, ex-CEO do Flamengo. No entanto, o encontro do dia 3 foi desmarcado porque a Codajas – que presta consultoria jurídica e busca investidores para a Libra – avisou que não tinha procuração para representar os clubes em negociações.

Depois do telefonema de Fred Luz, uma segunda tentativa de convite foi feita na semana passada, através de uma carta enviada à Codajas, com cópia para os clubes da Libra. Não houve resposta. A postura dos principais integrantes da Libra é de que, para discutir as regras da liga, é preciso estar nela. Os clubes pretendem aguardar, sem disposição para negociar no momento.

Os dois grupos estão cientes das exigências. E há impasses. Os principais seguem sendo a divisão de receitas, estabelecida na Libra em 40% de rateio igualitário, 30% por performance e 30% por audiência e engajamento. Do outro lado, é desejada uma divisão de 45%-25%-30%, mas com uma mudança no último item. Os clubes que não aderiram querem que a métrica para os 30% seja somente de audiência, o que os times da Libra consideram inviável.

Os próximos passos do grupo do Goiás será decidido nesta quarta-feira. Há uma forte possibilidade de formação de um bloco para negociação de direitos, já que o grupo acredita ter um pacote relevante de partidas, inclusive com os principais clubes que aderiram à Libra, para negociar com base na lei do mandante.

Leia Mais: