Goiás e Iporá irão se enfrentar pela primeira vez na história em uma semifinal de Goianão

Foto: Solimar/Divulgação

Neste Campeonato Goiano de 2022, o Goiás Esporte Clube tem até aqui a melhor campanha da competição. O Esmeraldino, agora na fase semifinal, irá enfrentar o azarão Iporá, que vive reação dentro da competição e disputa sua primeira semifinal da história desde sua fundação, em 2000. Apesar de os adversários terem pesos diferentes no cenário do futebol goiano, o retrospecto entre as equipes é bastante equilibrado.

Goiás não tem bom retrospecto contra o Iporá

Goiás
Goiás 0x2 Iporá, pelo Goianão 2021 – Foto: Divulgação/GEC

O Iporá é uma das poucas equipes do futebol goiano contra quem o Goiás não tem retrospecto favorável no confronto direto. Os dois clubes se enfrentaram pela primeira vez há pouco tempo e já se encontraram oito vezes desde 2017. O equilíbrio é enorme, com três vitórias para cada clube, além de dois empates. O Lobo Guará leva vantagem no número de gols marcados neste duelo, com 11 gols marcados contra 8 do Verdão.

O Goiás terá a vantagem de disputar o segundo jogo da fase semifinal como mandante na Serrinha, mas, na história do duelo, isso não tem se traduzido em um aliado muito forte. Das três vitórias conquistadas pelo Lobo Guará sobre o Goiás, duas foram obtidas justamente no estádio esmeraldino. Em 2017, no primeiro jogo entre os dois clubes, o Iporá venceu por 2 a 1.

Na temporada passada, última vez que as duas equipes se encontraram, o Iporá voltou a vencer na Serrinha, desta vez por 2 a 0. A outra vitória iporaense ocorreu em 2018, quando houve goleada por 4 a 1, no Ferreirão, em Iporá. O time esmeraldino conquistou três vitórias, mas sempre com placares apertados. Em 2019, o Goiás venceu duas vezes por 2 a 1. A outra vitória foi no Goianão de 2020, por 1 a 0, antes da paralisação pela pandemia do coronavírus. Houve ainda empates em 2020 (0 a 0) e 2021 (1 a 1).

As duas equipes chegam à semifinal em alta. O Goiás vive uma série invicta de 11 partidas e tem a melhor campanha do Campeonato Goiano. Além disso, tem o artilheiro da competição. O atacante Nicolas fez dois gols na vitória sobre o Crac, por 3 a 0, neste domingo (13), na Serrinha. Tem sete gols no campeonato. O time esmeraldino tem como objetivo retomar a hegemonia no futebol goiano e conseguiu dar um passo que não deu nas duas últimas temporadas: superar a fase quartas de final do Goianão.

Leia Mais: