Goiás é ultrapassado por rival no ranking da Conmebol

Foto: Norberto Duarte/AFP

O Goiás Esporte Clube foi ultrapassado pelo rival Atlético-GO no ranking de clubes da Conmebol, entidade que organiza o futebol sul-americano. O clube de campinas agora é o goiano com a melhor colocação no ranking, lembrando que o Esmeraldino já viu o rival se distanciar no Ranking Nacional de Clubes da CBF, abrindo sete posições acima do Verdão.

Após deixar de figurar com maior frequência em competições internacionais, era de se esperar que o Alviverde perdesse posições na classificação, mas o que foi surpreendente, foi ver um rival que a pouco tempo estava na Série C do Campeonato Brasileiro, ultrapassar o clube, tanto no ranking nacional, como internacional.

Goiás
Goiás x Sol de América pela Copa Sul-Americana de 2020 – Foto: Divulgação/Goiás EC

Veja a situação do Goiás no ranking da Conmebol

O ranking da Conmebol leva em conta três critérios para sua pontuação: performance nos últimos dez anos na Copa Libertadores da América e Copa Sul-Americana, o coeficiente histórico nas duas competições e o desempenho dos clubes em seus respectivos campeonatos nacionais nos últimos dez anos. O Goiás e o Atlético-GO são os únicos dois clubes goianos que figuram na lista.

Em comparação com o ranking utilizado em 2021, o Atlético-GO saiu da 199ª colocação para a 100ª posição. Enquanto que o Esmeraldino viu sua classificação no ranking despencar, saindo da 113ª posição na lista para 126ª posição no ranking. A Conmebol utiliza essa lista como base para sorteios das copas Libertadores e Sul-Americana.

A última participação do Goiás em um torneio internacional aconteceu no ano de 2020, quando ainda na primeira fase da da copa Sul-Americana, foi eliminado para o modesto Sol de América, do Paraguai, perdendo o jogo de ida em Assunção, por 1 a 0 e, na partida de volta, repetindo o placar de 1 a 0 para os paraguaios, em pleno estádio Olímpico. Mesmo assim, o Verdão continua sendo o único clube goiano a ter disputado uma Copa Libertadores da América, em 2006, e ter chegado à final de uma competição internacional, na Copa Sul-Americana de 2010.

Leia Mais: