Goiás tem dois jogos investigados por esquema de manipulação de resultados

Goiás
Foto: Rosiron Rodrigues

Na tarde desta terça-feira (18), o Ministério Público de Goiás (MP-GO) anunciou os seis jogos da Série A do Campeonato Brasileiro de 2022 sob suspeita de manipulação de resultados. Cinco partidas foram confirmadas na investigação da Operação Penalidade Máxima II e um duelo foi denunciado por um jogador, que prestou depoimento após ser alvo de busca e apreensão. O nome do atleta não foi divulgado, mas ele atuou pelo Juventude no ano passado.

Além destes jogos do Campeonato Brasileiro, partidas de campeonatos estaduais também estão sob investigação. Um dos campeonatos em questão é o Goianão 2023, onde o Goiás Esporte Clube tem um jogo do qual o MP-GO já concluiu ter acontecido manipulação por parte de alguns jogadores.

Goiás tem dois jogos investigados pelo MP-GO

Goiás
Foto: Rosiron Rodrigues

As partidas do Campeonato Brasileiro de 2022 investigadas pelo MP-GO são:

  • 10/9/2022 – 26ª rodada – Palmeiras 2×1 Juventude – Um jogador do Juventude foi assediado para receber um cartão amarelo;- Três atletas do time gaúcho foram advertidos: Moraes, que hoje atua no Atlético-GO, Jadson e Vitor Gabriel;
  • 5/11/2022 – 36ª rodada – Santos 1×1 Avaí – Um jogador do Juventude foi assediado para receber um cartão amarelo;- Rodrigo Fernández, Luiz Felipe e Vinicius Nelson de Souza Zanocelo foram punidos com cartões amarelos;
  • 5/11/2022 – 36ª rodada – Goiás 1×0 Juventude – Dois jogadores do Juventude foram assediados para receber cartões amarelos;- Moraes, Jonathan Dion, Felipe Pires, Cesar, Paulo Miranda e Victor Gabriel foram punidos com cartões;
  • 5/11/2022 – 36ª rodada – Cuiabá 1×1 Palmeiras – Um jogador do Cuiabá foi assediado para receber um cartão amarelo;- Marllon e André Luis receberam amarelos no duelo.

As partidas dos campeonatos estaduais investigadas pelo MP-GO são:

  • Caxias x São Luiz-RS (jogador do São Luiz cometer pênalti) – 12/22023
  • Esportivo-RS x Novo Hamburgo (para o jogador receber cartão amarelo) – 11/2/2023
  • Luverdende x Operário (manipulação no número de escanteios) – 11/2/2023
  • Guarani x Portuguesa (atleta receber cartão amarelo) – 8/2/2023

Além dessas quatro, a partida entre o clube esmeraldino e o Goiânia, que foi disputada no dia 12 de fevereiro pela 10ª rodada do Campeonato Goiano, é mais uma da lista. Segundo Fernando Cesconetto, promotor do MP-GO, jogadores do Goiânia aceitaram perder o primeiro tempo da partida.

O que tivermos era uma aposta de R$ 80 mil com parte de valores para os jogadores do Goiânia, para que assegurassem a derrota do seu time no primeiro tempo, atletas que ainda dependem da investigação. Não podemos confirmar nem negar nomes – falou Fernando Cesconetto.

Leia Mais: