Goiás na Copinha: Dirigente fala com EXCLUSIVIDADE ao Esmeraldino.com sobre a preparação da equipe

Goiás
Elenco Sub-20 em amistoso de preparação para a Copinha - Foto: Divulgação/GEC

O Goiás Esporte Clube em 2023 irá mais uma vez participar do maior torneio de categorias de base do Brasil, a Copa São Paulo de Futebol Júnior, ou Copinha, como é popularmente conhecida. A competição será disputada entre 2 e 25 de janeiro, data do aniversário da capital paulista. Ao todo, são 128 equipes na disputa, divididas em 32 grupos com quatro times. Os dois melhores de cada chave avançam à fase de mata-mata. O time esmeraldino vem se preparando forte para torneio e quem traz os detalhes é Eduardo Pinheiro, diretor das categorias de base do clube.

Eduardo Pinheiro fala sobre a preparação do Goiás para a Copinha 2023

Goiás
Eduardo Pinheiro, diretor das categorias de base do Goiás – Foto: Rosiron Rodrigues

Nesta edição da Copinha, o Goiás caiu no grupo 13, ao lado de Atlético Guaratinguetá, Gama e Pague Menos-CE. A cidade sede desse grupo será Guaratinguetá, onde serão realizados todos os jogos das quatro equipes. Pensando em chegar forte na competição, o elenco Sub-20 do Verdão vem fazendo amistosos contra equipes profissionais. Até aqui, o clube já enfrentou Morrinhos e Anápolis, vencendo ambos os jogos por 1 a 0, e ainda irá enfrentar o Goiânia, para encerrar essa preparação.

Sobre esses amistosos contra equipes profissionais, o diretor das categorias de base, Eduardo Pinheiro, falou com exclusividade ao Esmeraldino.com, onde citou a importância desses jogos para as jovens promessas.

Desde que eu e as novas comissões assumimos a base, a gente sempre tenta, até com o Sub-17, fazer com que os atletas enfrentem equipes profissionais, porque a gente bate na tecla que nossos atletas já são profissionais. Como exemplo, hoje nós temos atletas de 16 anos que já integram o profissional. Então, trabalhamos para colocar na cabeça desses jogadores que eles não são mais atletas amadores, são profissionais. Por isso, gostamos de enfrentar times profissionais, pois o nível de enfrentamento aumenta – explicou Eduardo Pinheiro.

É muito diferente você enfrentar um equipe Sub-20, por mais que ela seja qualificada, do que enfrentar uma equipe profissional, onde tem jogadores experientes, com mais força. Isso eleva o nível de enfrentamento dos nossos atletas, e assim, quando encararem jogadores da mesma categoria, eles terão uma certa vantagem, por já terem enfrentado equipes mais experientes, mais fortes. Além disso, quando esses jogadores chegarem ao profissional, já vão ter tido a experiência de enfrentar jogadores de alto nível – completou.

O elenco Sub-20 irá enfrentar o time profissional do Goiânia no dia 29 de dezembro, na última partida de preparação para a Copinha.

Confira os jogos do Verdão na primeira fase da competição:

  • Pague Menos-CE, terça-feira, 03 de janeiro, às 15h15;
  • Gama, sexta-feira, 06 de janeiro, às 15h15;
  • Atlético Guaratinguetá, segunda-feira, 09 de janeiro, às 15h15.

Leia Mais: