Goiás é punido por novas orientações da CBF na primeira rodada do Brasileirão 2023

CBF
Foto: Reprodução

O Goiás Esporte Clube fez sua estreia no Campeonato Brasileiro da Série A neste último sábado (15), diante do Athletico-PR, na Arena da Baixada, onde acabou saindo derrotado pelo placar de 2 a 0. Porém, o que chamou a atenção nessa primeira rodada da competição nacional foi o número excessivo de cartões aplicados pela arbitragem, tudo por conta das novas orientações da CBF.

Goiás é punido com novas medidas da CBF

Goiás
O árbitro Paulo Vollkopf checa o VAR sob o olhar de Wilson Seneme — Foto: Martín Fernandez

A “tolerância zero” com reclamações, iniciada pela CBF logo na primeira rodada do Campeonato Brasileiro, gerou 21 cartões para jogadores e membros de comissões técnicas. Comandada por Wilson Seneme, a comissão de arbitragem passou novas recomendações para as partidas no Brasil. A ‘tolerância zero’ com reclamações foi a mais impactante. Os árbitros devem punir com cartões as críticas direcionadas a eles ou seus assistentes.

O objetivo principal é acabar com as “rodinhas” de reclamação, que é quando os árbitros são cercados em campo. Dois amarelos por reclamações foram direcionados a jogadores do Verdão – Bruno Melo e Jhonny Lucas. Das dez partidas, apenas duas saíram sem punições do tipo: Botafogo x São Paulo (apitado por Ramon Abatti Abel) e Bragantino x Bahia (apitado por Maguielson Lima Barbosa).

LISTA DE JOGOS E PUNIDOS:

  • PALMEIRAS X CUIABÁ: Abel Ferreira (Técnico PAL) – 2 vezes, Vitor Castanheiras (Auxiliar PAL), Deyverson (CUI) e Filipe Augusto (CUI);
  • AMÉRICA-MG X FLUMINENSE: Régis Angeli (Auxiliar AMG) e Lucas Itaberaba (Preparador AMG);
  • ATHLETICO X GOIÁS: Bruno Melo (GOI), Jhonny Lucas (GOI) e Carlos Pracidelli (Auxiliar ATH);
  • FORTALEZA X INTER: Sidnei Lobo (Auxiliar Inter) e Guilherme (FOR);
  • ATLÉTICO-MG X VASCO: Pavón (ATM), Andrey (VAS) e Maurício Barbieri (Técnico VAS);
  • CORINTHIANS X CRUZEIRO: Róger Guedes (COR) e Nikão (CRU);
  • FLAMENGO X CORITIBA: Gabigol (FLA);
  • GRÊMIO X SANTOS: Soteldo (SAN), Vina (GRE) e Darlan (GRE).

Leia Mais: