Governo dá o seu veredito para o novo guia da CBF e se mostra preocupado com aglomerações; veja detalhes




Faça parte da nossa lista de transmissão e receba todas notícias do Goiás no seu Whastapp. Clique aqui e mande a palavra “VERDÃO” para nosso contato. Não esqueça de salvar nosso contato em sua agenda.O Governo Federal aprovou o novo protocolo médico para liberação dos jogos, com algumas ressalvas do Ministério da Saúde, que está receoso em relação às aglomerações que possam surgir de fora dos estádios. Vale ressaltar que o guia está sendo formado desde o início da pandemia no Brasil, no início de maio e passou pelas mãos de dois ex-Ministros da Saúde, Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich, o primeiro foi exonerado do cargo e o segundo pediu demissão.

O documento mostra preocupação com o efeito da retomada das competições, que podem causar grandes aglomerações nos arredores dos estádios, principalmente em jogos importantes, como finais de campeonato ou jogos eliminatórios. Veja as principais recomendações do novo guia médico:

  • Evitar contatos físicos nos treinos e partidas;
  • Não cuspir no chão de maneira alguma;
  • Definir quantidade mínima dos jogadores para os treinos, evitando aglomerações;
  • Uso de álcool em gel e máscaras antes dos treinamentos e partidas, incluindo no banco de reservas;
  • Medição de temperatura;
  • Se necessário, realizar testes de Covid-19 em massa

O documento foi assinado pelo secretário do Ministério da Saúde e passa a valer a partir de hoje (18). O novo documento é visto como “pioneiro no Brasil de Plano de Retomada para área do esporte”. Com a confirmação do novo protocolo médico, o futebol no país deve retomar aos poucos às suas atividades, visto a diferença dos efeitos do novo coronavírus em cada estado. Apesar do grande número de casos no Rio de Janeiro, o estadual deve retornar à partir de hoje. O próximo estado a retomar as competições deve ser Santa Catarina. A previsão é que até o início de julho, o catarinense retorne.