Grupo ligado à FIFA pede modificações no calendário do futebol mundial, veja reivindicações

mercado da bola
Foto: Michael Buholzer/AFP

Mesmo diante de toda a complexidade que envolve o assunto, um grupo liderado pelo ex-técnico do Arsenal, Arséne Wenger quer a criação de um novo calendário para o futebol mundial. No entanto, o assunto foi divulgado e pode ser afetado também nos jogos do Brasileirão.

Com isso, a ideia seria diminuir o período de Eliminatórias e de outras envolvendo jogos de seleções, como a Eurocopa e Copa América, por exemplo. A Fifa deverá sugerir a mudança já que o qualificatório da Copa do Mundo visando em 2026.

No entanto, o esboço apresentado pelo grupo recomenda que as confederações utilizem, oito datas para então diminuir as seleções classificadas. Atualmente, a Conmebol usa 18 períodos para a realização das Eliminatórioas da Copa por causa dos pontos corridos.

Além disso, outra prioridade é diminuir os meses em que os atletas desfalcam seus clubes para cruzar o continente, como ocorre, com os jogadores da Europa, com nacionalidade na América do Sul. O calendário atual prevê cinco meses do ano para a realização do período Data Fifa. março, junho, setembro, outubro e novembro