Harlei Menezes elogia iniciativa dos clubes para criação da “Liga”

Goiás
Foto: Rosiron Rodrigues/Goiás EC

Representantes dos 40 clubes das Séries A e B se reuniram nesta segunda-feira (28) em São Paulo e ouviram propostas de grupos interessados em participar da organização da Liga. Em entrevista ao repórter André Rodrigues, da rádio Sagres, o vice-presidente de futebol do Goiás, Harlei Menezes, que esteve na reunião, elogiou a iniciativa.

Tenho convicção que foi a melhor reunião de todas que já participei. Tive a oportunidade de ir em várias reuniões, não só na CBF como também em reuniões presidenciais. Ontem eu achei a melhor de todas, porque houve realmente uma união dos clubes e uma sintonia. Basicamente ficou definida a participação dos clubes da Série B com a Liga. Inclusive, todos fazendo essa adesão de que todos estarão juntos na briga por um futebol melhor. Claro, respeitando a hierarquia da CBF e tudo aquilo que precisa ser respeitado. Mas sem dúvida nenhuma, com uma mudança para melhor do futebol brasileiro, – afirmou Harlei.

Segundo informações divulgadas pelo site do GE, três grupos apresentaram sugestões. As empresas apresentaram ideias semelhantes, mas com estruturas distintas. Ambas visam a captação de alguns bilhões de reais para refinanciamento das dívidas dos clubes e uma reestruturação das Séries A e B do Brasileirão, além da criação de novas receitas.

A Liga vai organizar as competições, como disse, respeitando sempre a hierarquia da CBF. Para que tenhamos uma nova busca de receita, uma divisão melhor daquilo que será arrecadado. Se fala em uma situação financeira totalmente diferente para os clubes brasileiros. Há o entendimento de que o futebol brasileiro é o que mais exporta jogadores, (o Brasileirão) é considerado um dos campeonatos mais difíceis do mundo e essa qualidade e todo esse potencial também precisa ser revertido na forma de recita para os clubes. Essas são as decisões que a Liga quer tomar a frente, – declarou Harlei Menezes.