Liga do futebol brasileiro: próximo passo é eleger a diretoria, reuniões semanais estão previstas

mundo do futebol
Foto: Infoesporte

A Liga do Futebol Brasileiro, proposta inicialmente pelos clubes da Série A está se desenvolvendo. Uma nova reunião ocorreu e os 40 clubes, da Série A e Série B estiveram presente e concordaram com o andamento do desenvolvimento da Liga, apenas Brusque, Sport e Operário não estiveram presentes com representantes, mas participaram de forma virtual e com consenso, deram prosseguimento.

Durante essa reunião entre os 40 clubes, os representantes definiram os próximos passos da Liga, a prioridade é desenvolver o Estatuto da Liga e que em 60 dias possa ocorrer uma assembleia para que que o documento montado seja aprovado pelos clubes envolvidos na organização.

Depois dessa assembleia, a intenção é que ocorra as eleições para o comando da Liga, formato que será definido na montagem do Estatuto. Nesse ponto, o Futebol Brasileiro conhecerá quem estará representando a Liga dos clubes formalmente. Com essa definição, a Liga caminhará para buscar os acordos comerciais visando a arrecadação de verbas para os times, inclusive na última reunião já foram ouvidas propostas de três empresas.

Durante a última reunião, os clubes também estudaram os formatos de Liga que existem no meio do futebol, como a Premier League, competição da Inglaterra e Bundesliga, na Alemanha para que tenham um ponto de partida na construção de seu Estatuto e desenvolvimento da Liga.

Para que esses passos sejam efetivados, os clubes criaram grupos de trabalho com reuniões acontecendo semanalmente na quinta-feira às 10 da manhã, inclusive um cronograma foi criado para que cada etapa seja cumprida. Fato a ser destacado, é que a CBF não se opõe a criação da Liga, apenas aguarda a formulação do Estatuto para que possa aprovar e dar o aval para que os clubes da Liga possam representar o Futebol Brasileiro.