Todos os dias novos jogadores despontam no futebol mundial, chamando a atenção de diversos clubes no mercado da bola. Pensando nisso, com o ajuda do site Goal, o Esmeraldino.com traz até você as maiores promessas do futebol mundial que podem render no futuro boladas milionárias no mercado da bola para os clubes que revelaram estes jogadores.
Confira a lista de 10 jogadores que podem agitar o mercado da bola nos próximos anos
Ricardo Pepi
Não há dúvidas de que a atual geração de jogadores dos Estados Unidos tem potencial para levar a seleção nacional a novos patamares nos próximos anos, e Ricardo Pepi provavelmente será uma figura-chave nesse crescimento do soccer. O jogador de 19 anos viveu um 2021 inesquecível, tornando-se o jogador mais jovem a marcar um hat-trick na MLS antes de encerrar sua primeira temporada completa como profissional no FC Dallas.
Pepi também conquistou uma estreia dos sonhos pela seleção dos EUA, marcando dois gols e dando três assistências em suas duas primeiras partidas pelos Yankees. A julgar pela fase atual, o garoto deve ser uma das referências da equipe de Gregg Berhalter na Copa do Mundo de 2022. O Augsburg também correu na frente e fechou sua contratação na virada do ano.
Os alemães pagaram 17,5 milhões de euros (aproximadamente R$ 100 milhões) para levarem o atacante para a Bundesliga, tornando Pepi a segunda venda mais cara da história da MLS, atrás apenas de Alphonso Davies, ex-Vancouver Whitecaps. A responsabilidade agora recai sobre o garoto, cuja estatura e capacidade de finalização foram comparadas por alguns às de Erling Haaland. E ele vem atuando bem o bastante para provar que pode valer cada centavo.
Benjamin Sesko
Meus companheiros de equipe dizem que Haaland e eu somos muito parecidos, especialmente em termos de velocidade. A maioria deles até diz até que sou melhor que ele.
Para Benjamin Sesko, esse tipo de fala virou uma rotina no vestiário do Red Bull Salzburg. Mas, por enquanto, o ‘Mini-Haaland’ está mostrando por que é considerado um dos melhores atacantes jovens do planeta. O jogador de 18 anos já atingiu os dois dígitos de participações diretas em gols em sua temporada de estreia com o time principal, e também balançou as redes pela seleção principal da Eslovênia, onde já é o jogador mais jovem do elenco.
Sesko é capaz de combinar sua altura e força com enorme agilidade, atingindo velocidades de até 36,1 km/h que o colocam no patamar de Kylian Mbappé no quesito. Um dos diferenciais de Sesko em relação a outros jovens centroavantes é sua disposição de recuar até a intermediária para ajudar a iniciar os ataques, em vez de apenas finalizá-los. Com esse talento completo, já existem equipes como Bayern de Munique, Liverpool e Tottenham monitorando de perto o progresso de Sesko, isso sem falar de Manchester City, Juventus e Borussia Dortmund.
Youssoufa Moukoko
Jogador mais jovem a atuar – e a marcar um gol na história da Bundesliga. Youssoufa Moukoko tem sido apontado como uma estrela em potencial do futebol desde que ganhou as manchetes há cinco anos. Com apenas 12 anos, Moukoko marcou quase dois gols por jogo pelo time sub-15 do Borussia Dortmund, se consolidando como um talento de raro potencial.
Aos 17 anos, ele continuou empilhando recordes de gols ao longo de sua carreira nas categorias de base, marcando mais de 140 vezes em menos de três temporadas e meia, antes mesmo de comemorar seu 16º aniversário com uma estreia entre os profissionais. Moukoko terminou sua primeira temporada no time principal com três gols marcados, mas a presença de Erling Haaland, além de algum azar com lesões consecutivas, o levaram a ter poucas oportunidades para mostrar a que veio em 2021/22.
Dito isso, Moukoko já vem causando impacto em nível internacional, marcando três gols em suas duas primeiras partidas pela seleção alemã sub-21 com a esperança de, um dia, liderar a linha de frente do Die Mannschaft nos grandes palcos. Por enquanto, porém, seu foco ainda está em deixar sua marca no Dortmund, principalmente se Haaland sair na próxima janela de transferências como vem sendo apontado.
Devyne Rensch
A tradição do Ajax de produzir talentos de primeira linha continua a todo vapor, e Devyne Rensch é o mais novo exemplar da capacidade sem igual do clube de Amsterdã. Não só ele já chegou ao time principal, como também já foi chamado a integrar a seleção da Holanda. O jogador de 19 anos atuou em várias posições durante sua carreira na base, incluindo as duas laterais, zaga e também como volante.
Rensch se firmou na lateral direita desde que entrou no time de Erik ten Hag, embora já se espere que ele acabe sendo deslocado para o miolo da zaga. Descrito como um “verdadeiro defensor do Ajax” pela naturalidade que tem com a bola em sua posse, Rensch teve uma ascensão relativamente rápida, já que não foi observado por nenhum grande clube até completar 13 anos.
Depois que foi dispensado após uma peneira no PSV Eindhoven, o Ajax tratou de selar sua contratação e, em 2020, ele já vencia o Troféu Abdelhak Nouri como o melhor jogador da base do clube da capital. Barcelona e Juventus já se movimentaram por uma potencial contratação de Rensch no passado, e é provável que ele se junte ao crescente grupo de talentos do Ajax a se transferir a uma das cinco grandes ligas no futuro próximo.
Rayan Cherki
Rayan Cherki é seguidamente descrito como o maior talento que já surgiu da base do Lyon. Uma afirmação e tanto, já que estamos falando do clube que revelou Karim Benzema para o mundo. Não há dúvida, no entanto, que a estrela de 18 anos possui uma habilidade rara com a bola nos pés, tendo o Real Madrid entre os clubes que o observaram muito de perto nos últimos anos.
É verdade que alguns ainda questionam a tomada de decisão e o trabalho defensivo de Cherki. Não é de se espantar que essas incertezas levaram o garoto a ser deixado no banco mais vezes por Peter Bosz nesta temporada. Quando jogou, no entanto, ele causou impacto, com cinco participações diretas para gols em quatro partidas da Europa League, além de marcar quatro vezes em seus três primeiros jogos pela seleção sub-21 da França.
Cherki se tornou o jogador mais jovem da história a jogar uma partida de mata-mata na Champions League, quando entrou na semifinal de 2020, contra o Bayern de Munique. São apenas algumas das credenciais que mantêm as expectativas em alta para Cherki, quem sabe, chegar próximo de igualar os feitos de Benzema. Para alguns, ele vai precisar deixar sua zona de conforto em Lyon para dar o grande salto. Mas, independentemente de como isso acontecer, os fãs do jogo bonito têm muito a ganhar se Cherki for mesmo capaz de entregar seu potencial.
Harvey Elliott
No início da temporada 2021/22, esperava-se que Harvey Elliott tivesse um papel maior no time principal do Liverpool, mesmo que suas oportunidades fossem saindo do banco. Ficou claro desde o início, no entanto, que Klopp tinha outras ideias para o jogador de 18 anos, já que o escalou como titular dos Reds em três das quatro primeiras partidas da campanha.
Elliott teria muito provavelmente se tornado um titular constante nos últimos meses, se não tivesse sofrido uma fratura no tornozelo, em setembro, que o manteve fora de ação por quase cinco meses. Mas, desde então, ele voltou ao time, marcando seu primeiro gol pelo clube no início de fevereiro. Jogador mais jovem da história da Premier League, Elliott chegou ao Liverpool vindo do Fulham, em 2019, mas só começou a se destacar após ser emprestado ao Blackburn Rovers em 2020/21.
Ele contribuiu com 19 gols diretos no Championship jogando como um ponta, embora tenha sido transferido para o meio de campo por Klopp desde que retornou a Anfield. É uma posição que Elliott parece gostar também, e suas recentes exibições levaram muitos críticos a fazerem campanha por sua convocação para a Inglaterra para testes antes da Copa do Mundo de 2022.
Jamal Musiala
Quando Jamal Musiala deixou o Chelsea para se juntar ao Bayern de Munique, em 2019, ele era um jovem pouco conhecido, que devia no âmbito físico e parecia alguns anos distante de se firmar como titular. Ao longo das últimas duas temporadas e meia, no entanto, o atacante de 19 anos se tornou um jogador-chave para os campeões da Bundesliga, quebrando vários recordes ao longo do caminho antes de ganhar uma vaga na seleção principal da Alemanha.
Jogador mais jovem da história a atuar pelo Bayern na Bundesliga, ao final de sua temporada de estreia em 2019/20, Musiala impressiona por sua confiança, rapidez no jogo de pés e tomada de decisão inteligente, colocando-o como um potencial sucessor de Thomas Müller na Allianz Arena.
Por outro lado, diz-se também que Julian Nagelsmann poderia tentar levá-lo de volta a um papel mais recuado no meio de campo, acreditando que seu controle de bola e capacidade de passe são uma combinação ideal para surgir um novo camisa 6 no Bayern. Independentemente da posição que jogar, Musiala, que passou um tempo na base do Southampton antes de ingressar no Chelsea, parece pronto para continuar deixando sua marca nos palcos da Bundesliga e da Champions League.
Gavi
Luis Enrique estava montando a lista da seleção da Espanha para as finais da Liga das Nações da Uefa, em outubro, o primeiro resultado do Google para ‘Gavi’ mostrava o site oficial da ”The Vaccine Alliance”, sem nenhuma menção a futebol até a metade da página. Um resultado que talvez reflita os tempos em que vivemos, é verdade, mas também um sinal de quão pouco se falava de Gavi, meio-campista do Barcelona, fora da Catalunha e da comunidade de olheiros do futebol.
Mas o jovem de 17 anos não só foi selecionado para o elenco de La Roja, como também foi titular nos dois jogos (oitavo e nono compromissos de sua carreira profissional), incluindo a final, sinalizando aquela que tem sido uma ascensão meteórica para uma das jóias da La Masia. O talento de Gavi foi pouco enaltecido no Camp Nou por anos, mas nem mesmo os torcedores mais otimistas esperavam que ele se tornasse um membro tão importante do time principal com tão pouca idade.
Um primeiro toque diferenciado, inteligência de jogo e enorme confiança são os principais pontos fortes de Gavi, embora seus passes e chutes também estejam bem acima da média para alguém de sua faixa etária. Ele, ao lado de Pedri, vem sendo rotulado de ‘os novos Xavi e Iniesta’ no Barcelona e na Espanha. Não há razão para pensar que isso pode não acontecer, dado o tempo que ambos ainda terão jogando lado a lado.
Florian Wirtz
O Bayern Leverkusen recebeu 85 milhões de euros (R$ 457 milhões) pela venda de Kai Havertz ao Chelsea, em 2020, e logo a especulação passou a girar em quem chegaria como substituto – talvez utilizando parte do lucro nesse grande negócio. Em vez disso, a equipe da Bundesliga se voltou às suas categorias de base e apresentou Florian Wirtz no time principal, economizando uma enorme quantia de dinheiro com a promoção de um jogador que, para muitos, pode se tornar ainda melhor que seu antecessor.
O Leverkusen derrotou o Liverpool na contratação de Wirtz junto ao Colônia, em janeiro de 2020. E, quatro meses após sua estreia, ele viria a se tornar brevemente o jogador mais jovem da história a balançar as redes na Bundesliga. O meia-atacante de 18 anos teve então uma temporada ainda mais promissora em 2020/21, com 16 participações diretas em gols em todas as competições.
Nesta temporada, no entanto, Wirtz já superou esse número, firmando-se como um dos jogadores de ataque mais eficazes da Europa, capaz de fornecer gols e assistências em um ritmo extraordinário para um jogador de sua idade. Já convocado pela seleção alemã, Wirtz atrai olhares de Manchester United, Real Madrid e Bayern de Munique, o que possivelmente fará o Leverkusen a pedir uma cifra ainda maior à que recebeu para abrir mão de Havertz.
Jude Bellingham
O futebol inglês vem fazendo um bom trabalho quando se trata de produzir pontas e camisas 10 de alta qualidade nos últimos tempos, mas a seleção ainda clama por um verdadeiro box-to-box em torno do qual Gareth Southgate (e seus eventuais sucessores) pode construir sua equipe para a próxima década. Eis que surge Jude Bellingham. O jogador de 18 anos emergiu como o melhor jovem meio-campista do planeta desde que ingressou no Borussia Dortmund, em 2020, capaz de ditar o ritmo das partidas no mais alto nível do futebol europeu.
Os torcedores de clubes rivais riram quando o Birmingham City aposentou a camisa 22 de seu jogador mais jovem quando ele partiu para a Alemanha, mas esses mesmos torcedores agora estão entendendo todo o barulho justificado em torno deste jogador. Com um controle de bola de dar inveja, e a autoconfiança de um campeão experiente, Bellingham tem todos os ingredientes que um treinador moderno desejaria, especialmente nesta temporada, quando seus números de gols e assistências dispararam.
O Manchester United já perdeu a contratação dele uma vez, mas é improvável que desista tão facilmente, enquanto o Liverpool e o Chelsea também estarão na corrida quando Bellingham deixar o Borussia e se tornar o mais recente egresso de uma das grandes escolas de garotos da Europa. Independentemente de seu próximo destino, não há dúvida de que Bellingham é um nome que estará no topo do futebol europeu e mundial nos próximos anos.
Leia Mais:
-
Goiás negocia a chegada de atacante do Atlético-MG para a Série A de 2022
-
Novo reforço do Goiás marca gol diante do Santos e se destaca no Paulistão 2022
-
Presidente do Goiás afirma não ter interesse na continuidade de jogador cobiçado pelo Vasco
Veja mais notícias do Goiás, acompanhe os jogos, resultados, classificação e a história do Goiás Esporte Clube.