Messi, e o contrato mais caro do esporte

Conforme divulgado pelo jornal espanhol “El Mundo”, o contrato assinado pelo jogador argentino com o Fútbol Club Barcelona é de 555.237.619 euros brutos a arrecadar em quatro temporadas. As mesmas temporadas vão de 2017/2018 até a que está em andamento e cujo vencimento é no dia 30 de junho de 2021. O resultado torna o contrato como o mais caro da história do esporte. O jornal publicou exclusivamente os termos do referido contrato, cujo valor esclarece que é “o somatório de um salário fixo, direitos de imagem, uma série de bônus multimilionários inéditos, subsídios e um conjunto de variáveis ​​dependentes de vários objetivos”. Segundo o “El Mundo” a remuneração representa 138.809.404 euros brutos –deles 74.900.000 são líquidos. E se repartem da seguinte forma: 380.299 euros brutos por dia -210.297 euros líquidos-, valor que se deve juntar aos proveitos de exploração da sua imagem, secção em que o jogador também reserva até 80% da receita obtida com este conceito. 

 

Barcelona, com as botas de ponta para defender sua joia

Claro, o escândalo causado pela publicação estava servido e se tornou o foco de todas as manchetes da imprensa esportiva. Foi então que o Barcelona teve que fazer uma declaração para se defender e garantir que não tinha nada a ver com o vazamento dos números. A carta do clube afirma que “Atendendo à informação hoje publicada no jornal “El Mundo” em relação ao contrato profissional celebrado entre o FC Barcelona e o jogador Lionel Messi, o clube lamenta que tenha sido divulgado publicamente, visto que se trata de um documento exclusivamente privado e regulado pelo princípio da confidencialidade entre as partes”. Além disso, indica que “o FC Barcelona nega categoricamente qualquer responsabilidade na publicação do referido documento”, informando que “irá instaurar as ações judiciais cabíveis contra o jornal pelos danos que possam ser causados ​​em decorrência desta publicação”. Apontam e dão também o seu “apoio absoluto a Lionel Messi, sobretudo perante qualquer tentativa de desacreditar a sua imagem, e de prejudicar a sua relação com a entidade onde se formou desportivamente, até se tornar o melhor jogador da história do futebol.”

 

Onde nem os sonhos imaginaram…

Nascido um 24 de junho de 1987 na cidade argentina de Rosário, província de Santa Fé, com apenas oito anos começou sua carreira esportiva no Newell’s Old Boy, time do qual é fã e torce até agora nos jogos de hoje. Lá permaneceu até 2000. O pequeno Leo nem imaginava o que viria. E quando com 13 anos cruzou o Oceano Atlântico foi apenas o começo de uma aventura de “garoto”, ao ingressar no clube na categoria infantil junto a outras figuras como Gerard Piqué e Cesc Fàbregas. A estreia na primeira divisão do time foi em outubro de 2004, aos 17 anos. O resto é uma história de títulos, prêmios e conquistas que todo mundo bem sabe. Agora uma outra história foi adicionada: a do contrato mais caro do esporte.