Mudanças táticas do Goiás: Jair Ventura explica variações de jogo aplicadas na equipe esmeraldina

Goiás
Foto: Rosiron Rodrigues

O técnico Jair Ventura chegou ao Goiás Esporte Clube no início do Campeonato Brasileiro da Série A, fazendo sua estreia na segunda rodada da competição diante do Palmeiras. Desde então muitos analistas de futebol se dizem impressionados com as variações táticas que a equipe esmeraldina apresenta durante as partida. Essa é uma virtude de Jair Ventura, que analisando o decorrer de cada jogo, consegue enxergar as mudanças necessárias para que seu time consiga ter um melhor desempenho, mesmo sem trocar nenhuma peça.

Jair Ventura explica variações táticas do Goiás

Goiás
Foto: Rosiron Rodrigues

Na noite desta última quarta-feira (29), o técnico do Goiás, Jair Ventura, participou de uma Live no YouTube, no canal Futebol62, com o jornalista Gerliézer Paulo. Durante a transmissão dessa Live, o jornalista e o treinador do Verdão debateram bastante sobre táticas do futebol moderno, em especial as que o treinador tem adotado desde a sua chegada a equipe esmeraldina. Sobre as variações táticas implementadas no Goiás, Jair citou exemplos da última partida do Verdão diante do Cuiabá, pelo Campeonato Brasileiro, no qual a equipe saiu vitoriosa pelo placar de 1 a 0.

No nosso último jogo, contra o Cuiabá, a gente começou com um 3-5-2, depois passei para um 4-2-3-1, e no final passamos para um 4-4-2 quadrado, mas com dois camisas nove em campo. Nisso, a gente tirou o Élvis, abrimos dois beiradas de velocidade e começamos a cruzar mais na área e daí conseguimos o nosso gol. Tudo dentro de uma estratégia determinada, com apenas uma mudança de sistema – explicou Jair Ventura.

Eu fui auxiliar no Botafogo por 10 anos, trabalhando com diversos treinadores. Eu tive bons treinadores, que ganharam tudo e que não abrem mão do seu sistema de jogo, que se sentiam confortáveis em jogar apenas em sua plataforma de jogo, mas eu penso o contrário (…) Eu não me prendo muito a plataformas, mas sim modelos de jogo, a ideia de jogo é diferente do sistema de jogo, até porque a gente não joga totó e os jogadores vão se movimentar dentro de campo – completou.

Leia Mais: