Mundo do futebol: CBF “esnoba” SBT e comemora retorno da Libertadores para a Globo

CBF
Foto: Reprodução

O mundo do futebol sempre causa das suas, principalmente quando o assunto envolve as grandes emissoras do país pentacampeão. Dessa vez, a polêmica no mundo do futebol está entre CBF, Globo e SBT. A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) não esconde nos bastidores que está feliz com o retorno da Libertadores para a Globo em 2023. O SBT havia mudado o dia das transmissões para as noites de terça, o que segundo a entidade prejudicava muito o calendário de seus torneios. A volta dos jogos para as quartas-feiras é vista com bons olhos.

Mundo do futebol dividido entre SBT e Globo

Mundo do futebol
Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF -Foto: Lucas Figueiredo/Mundo do futebol

Segundo informações do portal Notícias da TV, a torcida da CBF a favor da Globo vinha principalmente da direção de competições da entidade, atualmente comandada por Júlio Avelar, ex-executivo da Fifa. Até mesmo o presidente, Ednaldo Rodrigues, tinha interesse no retorno da competição para o principal conglomerado de mídia do país do que na permanência do SBT. A mudança dos jogos para terças-feiras fez com que a entidade tivesse que mexer no calendário do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil.

Com isso, times de maior apelo popular, como Flamengo e Palmeiras, por exemplo, ficaram impossibilitados de ter seus jogos agendados para o domingo no torneio nacional, quando tivessem compromisso da Libertadores na terça seguinte. Com isso, jogos grandes e importantes precisaram ser remanejados para o sábado, prejudicando assim a audiência da TV Globo. Pela regra feita em parceria pela CBF e a Conmebol (Confederação Brasileira de Futebol), times de futebol precisam resguardar um espaço de 66 horas entre um jogo e outro para evitar desgaste físico exagerado.

A CBF entende que terá mais tranquilidade para montar o calendário de transmissões às quartas e domingos, porque sua relação com a Globo é bastante próxima. Depois de “fazer as pazes” com a entidade, a Globo se deu melhor e levou a transmissão da Libertadores entre 2023 e 2026. Ela poderá mostrar até 25 jogos por ano. Já o SBT ficou com os direitos da Copa Sul-Americana, o segundo torneio Sul-Americano mais importante no mundo do futebol, e vai passar 13 partidas por temporada. 

Leia Mais: