Mundo do futebol: Neymar consegue habeas corpus em processo por crime fiscal

mercado da bola
Foto: Neymar agita mercado da bola

O mundo do futebol segue acompanhando o drama vivido pelo atacante Neymar, que é suspeito de cometer crime fiscal em sua transferência do Santos para o Barcelona. Em uma publicação do jornal El País, da Espanha, a promotoria do caso Neymar acreditava que o atleta teria assinado um contrato simulado com o Barcelona, ignorando os direitos do Santos e da DIS. Até por isso, eles teriam pedido a prisão do atleta por 2 anos, além de uma multa de 10 milhões de euros.

Mundo do futebol: Neymar consegue habeas corpus

mundo do futebol
Foto: Reprodução/Mundo do futebol

O Tribunal Federal Regional da 3ª Região concedeu nesta última quinta-feira (28) um habeas corpus para o atacante Neymar. O jogador brasileiro é acusado de sonegação fiscal durante a época que jogou no Barcelona. Com o documento, o atleta não poderá ser processado ou preso, já que o procedimento criminal está suspenso. Porém, essa notícia não chocou apenas o mundo do futebol, mas o público em geral, já que um certo ar de impunidade se instalou.

A denúncia contra Neymar e o Barcelona foi proposta pela DIS, empresa especializada em transferências de jogadores. Na época da transação do atleta do Santos com o Barcelona, ela detinha 40% dos direitos do atleta. A empresa alega que foi lesada pela transação do brasileiro e pede uma indenização superior a 150 milhões de euros, valor considerado alto até pelos exercidos no mundo do futebol.

Além de Neymar, os pais do jogador, e dois ex-presidentes do Barcelona (Sandro Rosell e Josep Maria Bartomeu) estavam na mira da Justiça sobre o caso. Ainda sobre a negociação, o Ministério Público Espanhol exige um pagamento de 8,4 milhões de euro (R$ 44,5 milhões) do Barcelona. Com isso, a novela segue se arrastando, mas seus capítulos finais foram mais uma vez postergados.

Leia Mais: