Fundado em 6 de abril de 1943, o Goiás Esporte Clube possui ao longo de sua história 36 títulos de primeira linha, considerando conquistas estaduais, regionais e nacionais. Curiosamente, de todos esses triunfos, apenas um foi conquistado em um ano com final número 4, o que aconteceu no Campeonato Goiano de 1994.
Isso significa que o Verdão da Serra pode tentar quebrar essa curiosa maldição com um eventual tricampeonato da Série B do Brasileirão, competição na qual a equipe figura entre as principais favoritas ao título nos jogos de aposta online nas grandes plataformas da atualidade. Com odds a 7,00, o Goiás está atrás apenas do Sport (5,00) e Santos (1,80), figurando na parte de cima da tabela do campeonato ao lado dos dois concorrentes.
Mas, afinal, se o Esmeraldino só foi campeão uma vez em anos com final quatro, como foram as campanhas da equipe nessas temporadas específicas ao longo de sua história?
2014
A temporada de 2014 é uma daquelas que o torcedor do Goiás não gosta nem de lembrar. Isso porque o clube tinha tudo para conquistar o título estadual de forma invicta, mas viu o troféu escapar no último minuto da partida decisiva para o rival Atlético. Ainda sem perder jogos no torneio, o Verdão só precisava de um empate para ser campeão, mas um gol aos 49 minutos do segundo tempo acabou com o sonho esmeraldino de dar uma volta olímpica naquela temporada.
Ao longo do ano, a equipe foi eliminada ainda na primeira fase da Copa do Brasil pelo Botafogo-PB e caiu nos pênaltis para o Emelec (EQU), nas oitavas de final da Copa Sul-Americana. No Brasileirão, uma campanha mediana rendeu a 12ª posição na classificação final e uma vaga na Sul-Americana da temporada seguinte.
2004
Depois de uma campanha histórica no Campeonato Brasileiro do ano anterior, disparando da 24ª e última colocação para terminar a disputa no nono lugar, o Goiás manteve a base do elenco para 2004 e terminou a competição entre as seis melhores equipes. No entanto, esse foi o único motivo para o torcedor comemorar naquela temporada.
Isso porque o time sequer conseguiu chegar à decisão do Campeonato Goiano, parando na semifinal. O clube também disputou o primeiro torneio internacional de sua história, chegando à segunda fase da Copa Sul-Americana. Na Copa do Brasil, alcançou as oitavas de final.
1994
A temporada de 1994 foi a única da história do Goiás Esporte Clube que terminou com um título esmeraldino. Naquele ano, o Verdão se consagrou como campeão goiano pela 13ª vez, superando o arquirrival Vila Nova. Em âmbito nacional, não disputou a Copa do Brasil e acabou com o vice-campeonato da Série B do Brasileirão, retornando à elite no ano seguinte.
1984
Dez anos antes, o Esmeraldino fez uma campanha fraca no Goianão e não chegou nem entre os quatro melhores da competição. Já no Campeonato Brasileiro lutou até o fim por uma vaga nas quartas de final, mas ficou pelo caminho ao terminar a terceira fase como lanterna do grupo S.
1974
Há 50 anos, o Verdão já tinha três troféus do campeonato estadual e perdeu o tetra para o Goiânia. No Brasileirão, terminou a primeira fase em 11º, garantindo sua classificação para a etapa seguinte. No entanto, ficou em último no Grupo 4 e não seguiu adiante no certame nacional.
1964, 1954 e 1944
Ainda em busca de um título inédito, o Goiás viveu as primeiras décadas de vida sem grandes conquistas. Na primeira edição do Campeonato Goiano, em 1944, foi o terceiro colocado, enquanto na década seguinte acabou em quarto lugar. Dez anos mais tarde, bateria na trave ao ficar com o vice pela sexta vez na história. O primeiro título estadual só viria a acontecer em 1966. Nesses três anos citados, a equipe não disputou nenhuma competição em âmbito nacional.
Veja mais notícias do Goiás, acompanhe os jogos, resultados, classificação e a história do Goiás Esporte Clube.