No primeiro da semifinal, empate em 1×1

A torcida não foi a esperada para um clássico, mas mesmo assim compareceu em bom número para a partida de segunda-feira, válida pelo primeiro jogo da semifinal do Goianão 2016. No Vila Nova, Vinícius Simon e Leandro Bulhões, suspensos, não jogaram. No Goiás, Daniel Carvalho e Felipe Macedo, lesionados, não tiveram condições de jogo.

O primeiro tempo foi marcado por um começo melhor do Vila Nova. Mas, depois dos 15 iniciais, a pressão foi esmeraldina. Alternando lances de perigo, apenas faltava para os dois times um bom último passe. Aos 29, isso aconteceu: após bela cobrança de escanteio de Zotti, Anderson testou firme para marcar o primeiro gol do Vila Nova no jogo. 

Depois do gol, a partida ficou mais fria, com um Vila Nova marcando melhor e um Goiás sem saída de bola com qualidade. O ataque esmeraldino não passava da defesa vilanovense, e os colorados, mesmo sem grande intensidade, administravam a partida e tentavam o contra-ataque. Não satisfeito, Enderson colocava ainda na primeira etapa seus jogadores em aquecimento.

Mas, clássico é clássico, com isso, mudanças e surpresas repentinas poderiam acontecer. Aos 43, Douglas Assis derrubou Wagner dentro da área, e pênalti foi marcado para o Goiás. Gol de Rhafael Lucas, e jogo empatado na ida para o intervalo. Na saída para os tuneis, ânimos exaltados, típicos de clássicos entre Goiás e Vila Nova.

A segunda etapa começou com Luiz Fernando no lugar de Anderson, que quando fez o gol, foi atingido por Anderson Salles e se machucou. Mesmo com a mudança, o Vila continuava melhor e finalizava mais. Com a superioridade colorada, Enderson sacou David e colocou John Cley aos 15. Mesmo com a mudança que parecia funcionar, nada mudou, e o Vila Nova continuava no comando do jogo.

Com diferentes estratégias, o Vila Nova ainda teve Lausen e Wendel Lira no ataque visando maior velocidade, e no Goiás entraram Cassiano e Cléo no lugar de Carlos Eduardo e Rhafael Lucas. Mesmo com tantas alterações, um Vila melhor postado não aproveitou as chances, e um Goiás apático conseguiu empatar o jogo. Confira a crônica da partida.

Primeiro tempo:

O jogo começou truncado na primeira etapa. As duas equipes buscavam o gol logo no início. Mas, o começo foi marcado por uma maior pressão do Vila Nova, que conseguia manter a posse de bola por mais tempo na defesa esmeraldina. Aos 13, em falha de Ramires, Frontini recebe na diagonal direita da área e manda uma bomba… para fora.

Aos 16, a primeira chance esmeraldina. Após bola sobrada na área, Carlos Eduardo bateu forte, mas a bola desviou na zaga vilanovense e foi para escanteio. Na sobra da lateral, aos 18 minutos, Juninho bateu de fora da área e mandou longe, por cima do gol. Em seguida, Frontini recebeu bola na área e bateu para o gol, mas o desvio mandou para escanteio. Um minuto depois, em bola cruzada na área esmeraldina, Frontini tentou finalizar, mas não alcançou a bola.

Aos 21 minutos, após cobrança de escanteio, Anderson Salles cabeceou e mandou rente a trave de Wagner Bueno. Logo em seguida, David bateu dentro da área e a bola desviou na defesa. Na sobra, Carlos Eduardo também chutou em cima da zaga. Aos 22, Robston bateu de fora da área, mas o chute foi fraco. Aos 25, Frontini recebeu cruzamento na área, e cabeceou firme, mas, a bola foi ao lado da trave de Renan.

Aos 29 minutos, o Vila saiu na frente. Zotti bateu escanteio, e Anderson subiu mais alto que a zaga esmeraldina para fazer o primeiro do jogo. Vila Nova 1×0 Goiás. Depois do gol, o jogo ficou morno, e o Goiás não conseguia a reação. Os poucos lances de ataque esmeraldinos passavam a morrer na defesa vilanovense. Preocupado, Enderson já colocou seus jogadores no aquecimento antes dos 40 minutos da etapa inicial.

Mas, o fim da primeira etapa ainda teve mais emoção. Aos 43 minutos Wagner foi derrubado na área após passe de Carlos Eduardo. Pênalti de Douglas Assis. Na cobrança, aos 46, Rhafael Lucas bateu firme, rasteiro, e empatou o jogo. Vila Nova 1×1 Goiás, e fim de primeira etapa.

reproducaotvanhanguera

Foto: Reprodução/Premiere FC

Segundo tempo:

A segunda etapa começou com mudança no Vila Nova. Luiz Fernando entrou no lugar do zagueiro Anderson, que havia se machucado em um choque com Anderson Salles no gol do Vila Nova. Logo no primeiro minuto, Zotti lançou Frontini, mas o impedimento foi marcado. O início da segunda etapa foi marcada por um maior equilíbrio, sem maiores jogadas com agressividade.

Aos 8 minutos, Robston bateu falta de longe, e Renan espalmou para dentro da área. Roger pegou o rebote, livre, e mandou um chutão por cima do gol. Quase foi o segundo gol do Vila Nova. Aos 10 minutos, Frontini recebeu bola pelo alto, e da entrada da área chutou para fora. Aos 14 minutos, Zotti bateu falta na diagonal, e Douglas Assis cabeceou para fora.

Percebendo o nó tático, Enderson mudou a equipe. Aos 15 minutos, David deu lugar a John Cley, visando uma melhor ofensividade da equipe esmeraldina. Aos 19, John Cley já dava demonstrações que sabia contra atacar e lançar a bola com qualidade, ao tentar armar Carlos Eduardo em arrancada. Com um jogador de frente a mais, o Goiás ainda não conseguia atacar com melhor qualidade. A defesa do Vila Nova se sobressaia.

Aos 29, para dar mais velocidade no ataque vilanovense, Wendel Lira entrou no lugar de Zotti. No Goiás, Cassiano entrou no lugar de Carlos Eduardo. As mudanças continuavam a deixar a partida na mesma: pegada no meio campo e sem mais chances reais de gol. Aos 34, a última mudança no Vila: Lausen entrou no lugar de Frontini, para dar mais velocidade ainda no ataque vilanovense. No Goiás, Cléo entrou no lugar de Rhafael Lucas.

Após a última substituição esmeraldina, Deivid sentiu dores, e passou um bom susto em Enderson Moreira. Sem nenhuma alteração tática, o Goiás não conseguia causar medo ao Vila Nova. Com quatro minutos de acréscimo, não houve tempo para algo mais emocionante. Assim, empate em 1 a 1 entre as duas equipés, e decisão do domingo prometendo ser emocionante.

A próxima partida entre as duas equipes será domingo, dia 24 de abril, no Serra Dourada, às 16h.

Ficha Técnica:

Vila Nova 1 x 1 Goiás – Semifinal 01

Serra Dourada, Goiânia, Segunda-feira, 18 de abril de 2016, às 20h

Vila Nova: Wagner Bueno; Douglas Assis, Anderson (Luiz Fernando), Reginaldo e Marinho; Bolt; Robston, Zotti (Wendel Lira), Dudu e Roger; Frontini (Lausen). Técnico: Rogério Mancini.

Goiás: Renan; Johnatan, David Duarte, Anderson e Juninho; Ramires, Patrick, David (John Cley) e Wagner; Carlos Eduardo (Cassiano) e Rhafael Lucas (Cléo). Técnico: Enderson Moreira.

Arbitragem: Bruno Rezende (árbitro), Bruno Pires (FIFA) e Christian Passos (auxiliares).

Gols: Anderson (Vila Nova – 29' 1ºT), Rhafael Lucas (Goiás – 46' 1ºT),

Cartões Amarelos: Douglas (Vila Nova – 43' 1ºT), Frontini (Vila Nova – 23' 2ºT) e John Cley (Goiás – 43' 2ºT).

Cartões Vermelhos: não houveram.

Público/Renda: Público Pagante de 11.426; Público Presente de 12.752 / Renda de R$ 209.045,00.