Eis que o Goiás passou duas semanas seguidas fora da zona de rebaixamento, após três jogos seguidos sem derrota no Brasileirão, nos quais mostrou um espírito competitivo e apresentou um futebol condizente com sua tradição. E isso, evidentemente, tem assinatura do treinador português Armando Evangelista, que está demonstrando sua capacidade e impondo seu estilo ao elenco.
Agora, o Verdão vira a chave, para enfrentar um novo desafio, desta vez pelo jogo de ida da Copa Sul-Americana, contra o Estudiantes/ARG, amanhã, as 19h00, no estádio Jorge Luis Hirschi, cidade La Plata, no país vizinho. O adversário é um velho conhecido do Esmeraldino, que já o enfrentou em uma fase de mata-mata, em 2006, pela Libertadores. No jogo de ida, os argentinos venceram por 2×0 e na volta o Goiás fez 3×1, mas caiu pelo critério do gol sofrido em casa.
Hoje vivemos uma outra realidade. O Goiás não é mais o mesmo clube daquela época, mas o Estudiantes também não. Agora, a história mostra que o Goiás precisa se impor fora de casa ou, como já disse aqui outras vezes, pelo menos garantir um bom resultado fora.
Sobre o assunto, primeiras impressões, já repito que disse aqui quando da chegada do treinador Evangelista. Na relação entre Goiás e treinador, ele chegava em melhor situação, como um treinador promissor, já premiado, enquanto o Verdão patinava na Série A. E, aos poucos, foram chegando novas peças, saindo outras, e o treinador conseguiu mostrar, e assim quero crer, que é ele quem escala. Tenho confiança nessa comissão técnica e acredito que, com um mínimo de investimento, teremos resultados a longo prazo.
Sobre os jogadores, já cito o polivalente Morelli, que já marcou fora de casa pela Sul-Americana. O jogador parece ter ganhado um pouco de massa muscular desde sua estreia, mas tem sido muito eficiente nos últimos jogos. É um dos nomes que despontam como destaque do Esmeraldino. O jogador também foi decisivo fora de casa, contra o Vasco/RJ. Que isso vire uma rotina, Morelli.
Guilherme Marques é outro que também vem subindo de produção, tanto física, quanto tecnicamente e pode se dar bem por aqui. Você passa a confiar em um atleta quando o time tem dificuldades como no jogo contra o Grêmio. O Goiás pecou por respeitar demais o adversário, mas foi mais efetivo e criou as melhores oportunidades. Abriu o placar, porém sofreu com três substituições por problemas físicos, o que exigiu maior empenho de quem talvez não jogasse os 90 minutos em condições normais. Guilherme não decepcionou.
A defesa tem seus altos e baixos, mas Bruno Melo não é um jogador para se ignorar. Não sabemos se Sidimar vai para o jogo, mas Bruno Melo pode ajudar o Goiás, principalmente na bola parada e nas jogadas aéreas. Depois de amargar um empate nos acréscimos, eu espero que nossa defesa tenha aprendido a lição. E temos uma defesa com boa estatura, razão pela qual não podemos levar gols de bola parada no apagar das luzes.
O ataque é outro setor que dá esperança. Enquanto temos um Vinícius que é imprevisível (quase um vaga-lume), agora temos dois nomes bem interessantes na frente: João Magno e Matheus Babi. Ambos já mostram empenho com o manto esmeraldino e, se receberem a bola, tem condições de resolver para o Goiás. É obvio que precisam de tempo, mas, pelas circunstâncias, serão cobrados com o tempo, mas terão que fazer as vezes. A decisão está aí. Se vão a campo, tem que decidir os jogos, como o primeiro já fez contra o Cruzeiro/MG.
Por fim, estaremos sem os dois laterais titulares. Obviamente, pelo momento do Maguinho e pela liderança que Sander se tornou, serão dois grandes desfalques. Mas, tecnicamente, as reposições são interessantes e penso que Bruno Santos e Hugo tem condições de responder a altura. Eles precisam de oportunidade e nada melhor do que estar em campo em jogos importantes.
Não vou tecer críticas aos demais, pois estou na torcida por um bom resultado e quero que eles se superem. Todos ganham quando o time vai bem e, obviamente, o momento pode ajudar o Goiás a fazer mais uma boa partida. Acima de tudo, temos que jogar bem e não perder. Se der pra buscar a vitória, aí vocês vão se consagrando. Quem sabe esse espírito que marcou nosso time nesses últimos jogos não evolua para algo maior. O futebol mudou e o elenco do Goiás precisa sonhar e lutar por grandes vitórias, a começar por amanhã, na Argentina.
ETERNAMENTE SEREI GOIÁS.
Leia Mais:
- Goiás regulariza mais um reforço para sequência da temporada 2023; todos os jogadores contratados até aqui já estão no BID
- Problema! Goiás tem bloqueio de contas determinado pela justiça
- De saída do Goiás, jogador negocia com o Vila Nova
- Vai melar? Ex-Goiás, Palacios vê San Lorenzo complicar sua ida para o Atlético-GO
- Bomba! Imprensa mineira revela investida do Verdão para a contratação de camisa 10 da Série A
A opinião de um artigo assinado não reflete necessariamente a opinião do site, é o ponto de vista exclusivo do autor que elaborou o artigo.
Veja mais notícias do Goiás, acompanhe os jogos, resultados, classificação e a história do Goiás Esporte Clube.