Em entrevista à Sagres 730, Edminho Pinheiro afirmou que o Campeonato Goiano é “prejudicial” ao Goiás e que “não seria o fim do mundo” caso o clube perca o título mais uma vez. Na teoria, ele tem razão. Mas na prática, o quanto do que ele disse é verdade? A resposta é óbvia.
Para os mais leigos (ou aqueles que não acompanham futebol com tanto afinco), talvez não percebam a estratégia por trás de cada fala de dirigente. Como fui jornalista esportivo por seis anos, já é fácil para mim perceber qual a estratégia de Edminho ao dizer que o Estadual é “prejudicial’: tirar a pressão da diretoria do Goiás para eventuais críticas em caso de fracasso.
A cartada é velha, mas ainda funciona. E não é apenas no Goiás que isso acontece. No Atlético, por exemplo, toda véspera de clássico ou final, é comum ver o presidente Adson Batista tecer críticas à arbitragem goiana em entrevistas. O motivo? Pressionar o árbitro e a Federação Goiana a beneficiar o seu time nas decisões. Normalmente, funciona.
A diretoria do Goiás também faz isso, mas de uma forma muito mais burra e irresponsável. Basta lembrar de Paulo Rogério Pinheiro afirmando que o Goiás “ganharia a final do Atlético” e que “jogaria o troféu do Goianão na lata de lixo”. A estratégia? Tentar sair como herói para a torcida, pressionar a arbitragem e a Federação e levantar a moral de Glauber Ramos. Não deu certo. O clube perdeu o título em casa e o próprio teve que pedir desculpas.
O microfone tem muito poder. E os velhos dirigentes sabem disso. Se não soubessem, não iam querer a imprensa ‘puxa-saquista’ ao lado o tempo todo. Mas o discurso é diferente da prática. Edminho se importa com o Campeonato Goiano assim como qualquer dirigente esmeraldino, mas caso o Goiás fracasse, a responsabilidade será jogada nos atletas, comissão técnica, arbitragem, Federação Goiana, no tio que vende pipoca… mas nunca nos verdadeiros culpados: a diretoria.
Não se enganem. Dificilmente o Goiás manterá Guto Ferreira se o título estadual não for conquistado. E é possível que isso aconteça. O clube está tendo dificuldades no mercado, tem buscado mais apostas do que reforços e joga um futebol medroso. Ninguém ali dentro quer resolver esses problemas. A única preocupação é blindar Harlei, Paulo Rogério e outros amigos da família, pois terá sempre um ‘culpado’ à frente deles.
E você, torcedor? Vai ser inteligente o suficiente pra não comprar nenhum desses discursos? Ou ingênuo para acreditar no conto de fadas do Pinheirismo?
Leia Mais:
- Goiás fica muito próximo de acertar a contratação de jogador que defendeu o Corinthians nesta temporada
- Goiás tem interesse na contratação de camisa 10 bicampeão da Libertadores e com passagem pela seleção; diz jornalista
- Goiás anuncia oficialmente a contratação de seu 4° reforço; conheça mais sobre o jogador
- Goiás negocia a contratação de lateral-direito do Fluminense para 2023
- Após deixar o Goiás, Reynaldo embarca para acertar com seu novo clube visando a temporada 2023
A opinião de um artigo assinado não reflete necessariamente a opinião do site, é o ponto de vista exclusivo do autor que elaborou o artigo.
Veja mais notícias do Goiás, acompanhe os jogos, resultados, classificação e a história do Goiás Esporte Clube.