Opinião: O Goiás diante de grandes desafios

Goiás
Foto: Rosiron Rodrigues

Após um bom início de Série B, o Goiás inicia uma maratona de jogos importantes, incluindo a decisão de vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil, contra o Cuiabá, na próxima quinta-feira (23/05), na Arena Pantanal, na Capital mato-grossense. Não menos importante será a sequência do Verdão no Campeonato Brasileiro, quando terá pela frente Avaí (f), Sport (c), Mirassol (f), Coritiba (c), Santos (f), Vila Nova (f), América/MG (c) e Chapecoense (c). Chegou a hora de testar o clube e sua torcida, pois será uma maratona que vai mexer bastante com a parte física e emocional do time.

E sobre o aspecto psicológico, quanto melhor estiver o Goiás, maiores serão as armadilhas e a pressão da mídia e dos adversários. O clube, que vive um grande momento dentro e fora de campo, sobretudo no aspecto profissional, sabe disso e deverá preparar seu grupo para suportar bem os desafios, já que será um período que poderá consagrar ou desestabilizar a temporada, sem, obviamente, comprometer nosso objetivo maior, que é o acesso à Série A.

Digo isso com a tranquilidade de quem vai ao estádio e assiste aos jogos, confiante de que esse grupo será capaz de superar seus adversários, incluindo aqueles mais renomados, como é o caso do Santos, do Sport, do Coritiba, do América/MG, da Chapecoense e, porque não, do Ceará, que não pode ser descartado, além das eventuais surpresas. A grande vantagem do atual grupo do Goiás é que temos um time mesclado, com jogadores jovens e outros com boa experiência, mas todos bastante a vontade e aproveitando o momento.

Tenham certeza que não será fácil bater o Santos e que os clubes mais tradicionais e com maior poderio reagirão na competição. E quando subirem o sarrafo, estaremos preparados para as batalhas, sempre lembrando que o mais importante é sobreviver no final. Já temos o título da Série B e o que nos importa agora é se manter no G-4 e brigando na parte de cima da tabela.

Sabemos que o desgaste físico e emocional será uma constante e que haverão zebras e alguma queda de rendimento. Esse time já oscilou e fez alguns jogos ruins. Mas o importante é nosso aproveitamento (77%) e a sintonia existente entre o time e sua torcida. Creio que o apoio aumentará a cada dia, seja na presença nos jogos, na audiência televisiva ou por outros meios de comunicação, e com a adesão aos programas de sócio torcedor e demais promoções feitas pelo Clube.

Todavia, precisamos nos unir nesse momento importante e mostrar ao clube que vale a pena o investimento que está sendo feito, já que temos jogadores emprestados, com contratos curtos ou que podem despertar o interesse alheio. Não é fácil brindar um elenco, sobretudo, se tivermos jogadores cobiçados ou desmotivados. E isso envolve espaço, oportunidades, negociações, reconhecimento e outras questões que afetam os atletas dentro e fora de campo, levando a diretoria a fazer apostas e a correr riscos.

Hoje eu apoiaria medidas preventivas ou estratégicas do clube, já que acredito no momento que vive o Goiás. O clube encontrou um rumo e tem agido com mais organização e profissionalismo. É hora de acreditar, já que o momento é favorável e o Goiás vai passar por grandes provas de fogo. Portanto, aguardo as movimentações do clube, no sentido de manter não só a qualidade e o nível do seu elenco, como, também, elevar o patamar do Goiás, que merece voltar a sonhar com títulos e grandes desafios, sem contar na necessidade de acesso e manutenção na elite do futebol brasileiro.

Gostaria, por fim, de agradecer aos atletas e à comissão técnica pela dedicação e empenho, e prestar uma homenagem aos esmeraldinos que nos deixaram recentemente, mesmo aqueles anônimos, mas, também, aos que se destacaram prestando serviços ao clube, como foi o caso do saudoso Mário Ribeiro de Sousa, vulgo Bacalhau, que era figura dedicada ao clube e muito respeitada por seu trabalho. Tivemos, ainda, algumas perdas importantes fora de campo, igualmente lamentadas pelo Clube e sua torcida, como foi o caso do grande Sílvio Luiz. O que mais importa na vida de um clube são as pessoas e temos de dar a elas o devido valor.

ETERNAMENTE SEREI GOIÁS.

Leia Mais:

A opinião de um artigo assinado não reflete necessariamente a opinião do site, é o ponto de vista exclusivo do autor que elaborou o artigo.