Os 6 maiores times da Inglaterra

Nos últimos anos, a Premier League vêm ganhando cada vez mais destaque quando falamos dos melhores clubes do planeta. Altos níveis de investimento, torcidas fanáticas, elencos estrelados e estádios de primeiro escalão pesam muito na hora de apontar os melhores times da Inglaterra.

Mas você sabia que existe um seleto grupo de seis clubes ingleses conhecidos como “Big Six”? Se você acompanha o futebol inglês, sabe que boa parte dos títulos são disputados por estes seis clubes, abrindo precedentes para que vários clubes comecem o ano com chance de taça.

Por isso, para quem gosta de acompanhar esse universo como entretenimento, inclusive entendendo como funcionam mercados e cotações no esporte, como na Bolsa de Aposta Betfair.

Liverpool

Contar a história dos melhores times da Inglaterra sem mencionar o Liverpool é uma missão pra lá de impossível. Ao lado do Manchester United, é tido como o maior clube da Inglaterra e um dos mais temidos membros do “big six”.

 Além de contar com um elenco invejável com craques como Florian Wirtz, Mac Allister, Alexsander Isak e, claro, o ídolo Mohamed Salah, o time de Anfield é o maior campeão do campeonato inglês (20 taças), o maior campeão inglês da Champions League (6 títulos) e 8 vezes campeão da famosa FA Cup, a copa da Inglaterra.

Fortes tanto no passado quanto no presente, os “Reds” em sua história já contaram com grandes craques mundiais como Steven Gerrard, Kenny Dalglish, Ian Rush, Ian Callaghan, Fernando Torres, Luis Suárez, Xabi Alonso entre outros.

Manchester United

A rivalidade entre as cidades de Manchester e Liverpool, iniciada ainda durante a primeira revolução industrial, refletiu não apenas no âmbito cultural, mas também no esportivo. O resultado? A rivalidade centenária entre Manchester United e Liverpool!

O Manchester United figura, juntamente do Liverpool, como o maior clube da Inglaterra (com escolha à gosto do freguês). Desde a aposentadoria do lendário treinador Sir Alex Ferguson em 2013, os “red devils” vêm enfrentando altos e baixos para se estabelecer no patamar ao qual se acostumou o torcedor.

Seu elenco hoje conta com nomes não tão estrelados quanto os de alguns rivais, porém com a qualidade de Matheus Cunha, Bruno Fernandes, Mbeumo e Lisandro Martinez.

Mesmo que atualmente o Manchester United não atravessa uma boa fase, suas conquistas até o começo da última década lhe colocaram em um patamar invejável: 20 campeonatos inglês, 3 Champions League e 13 FA Cup.

Já quando falamos sobre a lista de ídolos do Manchester United, a lista é pra lá de extensa: George Best, Sir Bobby Charlton, Wayne Rooney, Cristiano Ronaldo, Peter Schmeichel, Edwin Van Der Sar, a histórica dupla de zaga Vidic e Ferdinand, Andy Cole, Denis Law, Ryan Giggs, Paul Scholes, David Beckham, Ruud van Nistelrooy… uma lista extremamente invejável!

Manchester City

Por muitos anos tido como o “primo pobre” da cidade de Manchester, o Manchester City, velho conhecido de quem faz Apostas na Betfair, se tornou um dos clubes mais temidos de todos os tempos.

Parte de um projeto extremamente ambicioso da família real dos Emirados Árabes Unidos, o Manchester City desde sua aquisição vêm investindo fortemente para se tornar uma grande potência mundial, contando hoje em seu elenco com grandes nomes como Erling Haaland, Phil Foden, Rodri, Donnarumma, Gvardiol e, claro, o renomadíssimo técnico Pep Guardiola!

Mesmo com uma dominância mais “recente”, que começou nos últimos 15 anos, as conquistas dos “citizens” já refletem o sucesso do projeto: 10 campeonatos inglês, 7 vezes campeão da FA Cup e, mais recentemente, seu primeiro título de Champions League, conquistado em 2023.

Seus ídolos, diferentemente de Liverpool e Manchester United, são mais recentes, mas nem por isso de qualidade inferior: David Silva, Vincent Kompany, Yayá Toure, Sergio Aguero, Kevin De Bruyne e David Silva são apenas alguns dos nomes estrelados que marcaram época no clube

Arsenal

Tradicional, temido e sempre se reinventando: estas são as melhores definições para o Arsenal, o famoso clube londrino que faz parte da lista dos melhores times da Inglaterra, contando hoje com craques como Odegaard, Declan Rice, Saliba e Saka.

Sendo 14 vezes campeão da FA Cup e, mesmo sem ter conquistado uma Champions League, o Arsenal se consolida como o terceiro maior campeão do campeonato inglês, com um total de 13 títulos, sendo o último o lendário título de 2003-04, onde o clube se consagrou como o único campeão invicto do campeonato inglês (feito que segue até hoje).

Falar sobre ídolos do Arsenal exige uma lista grande, contendo nomes como Lee Dixon, Ian Wright, David Seaman e, claro, o trio de 2004 que marcou uma geração de fãs do futebol: Dennis Bergkamp, Patrick Vieira e Thierry Henry

Chelsea

Acostumado na sombra do Arsenal, o Chelsea viu tudo mudar em 2003, quando foi comprado pelo magnata russo Roman Abramovich. Desde então, os “blues” deixaram de ser vistos apenas como um “tradicional e simpático clube inglês”, mas passando a se tornar protagonistas em todos os campeonatos que disputam (algo similar ao que, alguns anos depois, viria a acontecer com o Manchester City). Hoje seu elenco é composto por craques como Cole Palmer, Enzo Fernández, Moisés Caicedo, Estêvão e Garnacho.

Campeão da Inglaterra por 6 edições (sendo 5 delas após sua compra) e 8 vezes da copa da Inglaterra, o Chelsea pode contar com números mais modestos, porém ostenta algo que nenhum outro clube de Londres possuí: uma taça da Champions League, que foi conquistada não uma, mas sim duas vezes.

Entre seus maiores ídolos, são lembrados aqueles que foram símbolo de sua era mais vitoriosa: John Terry, Frank Lampard, Didier Drogba e o goleiro Petr Cech

Tottenham

Tradicional porém, sem dúvidas, a  figura mais discutível entre os clubes que integram o “big six” da Inglaterra: é assim que o Tottenham Hotspur é lembrado pelos rivais e fãs do futebol inglês. Seu elenco hoje conta com jogadores como Richarlison, Xavi Simmons, Kolo Miani e Van de Ven.

Mas qual a razão dos “spurs” serem tidos como o clube mais discutível entre os seis maiores da Inglaterra? Suas conquistas! Com apenas dois títulos de campeonato inglês (o último ocorreu em 1961) e 8 vezes campeão da FA Cup, o Tottenham viu seus rivais londrinos, Chelsea e Arsenal, passarem sua relevância no cenário nacional e internacional, mas sem deixar de ser a “pedra no sapato” dos grandes plantéis ingleses.

Seus ídolos são Jimmy Greaves, Danny Blanchflower, Steve Perryman e, mais recentemente, Gareth Bale, Luka Modric, Heung-min Son e Harry Kane