Para fugir do Z4, Goiás terá pela frente duelos diretos na reta final do Brasileirão

Foto: Anderson Lira/FramePhoto/Folhapress

A virada heroica sobre o Santos, por 4 a 3, na Vila Belmiro, representou injeção de ânimo para os esmeraldinos na luta contra o rebaixamento, mas o clube ainda tem missão dura para tirar desvantagem de seis pontos para a zona livre da degola. Nas seis rodadas que restam até a conclusão do Campeonato Brasileiro, o Goiás mira em três adversários para roubar uma das vagas na região do alívio e terá de empilhar vitórias para fortalecer critérios de desempate.

Com a vitória sobre o Peixe, o Goiás chegou aos 29 pontos e assumiu a 18ª colocação no lugar do Coritiba. O resultado não significou menor distância para sair da zona da degola. Por outro lado, os últimos resultados deixaram dois clubes com 35 pontos e, portanto, com a mesma diferença de pontos em relação ao clube da Serrinha.

Imediatamente fora da zona do rebaixamento estão Fortaleza (16º) e Sport (15º), com 35 pontos. Entre o Goiás e esse bloco ainda está o Bahia, que soma 32 pontos. Esse quadro ainda pode sofrer mudanças, pois o Bahia esta com 31 jogos, ou seja, um a menos que o time esmeraldino.

Para sair do buraco em que se meteu desde o início do campeonato, o Goiás terá de colecionar vitórias em duelos contra Fluminense (fora), Atlético-MG (casa), Bahia (fora), Botafogo (casa), RB Bragantino (casa) e Vasco (fora). O time terá ao menos dois confrontos diretos pelo caminho para tentar reduzir a diferença para Bahia e Vasco. Os dois clubes concorrentes ainda se enfrentam no domingo, enquanto o Goiás atua contra o Tricolor das Laranjeiras.

De acordo com as probabilidades divulgadas pelo Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais, o clube que somar 45 pontos tem menos de 1% de chance de ser rebaixado. Para atingir essa pontuação, o Goiás não poderia mais sofrer derrotas na competição e conquistar cinco vitórias e ao menos um empate. A mesma instituição coloca o time esmeraldino com 86,6% de probabilidade de queda para a 2ª Divisão.