Pedro Raul brilha e Goiás arranca virada diante do Botafogo pelo Brasileirão

Goiás
Foto: Jorge Rodrigues/AGIF

Botafogo e Goiás se enfrentaram na noite desta segunda-feira (06), no Estádio do Engenhão, em partida válida pela 9ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A. O Verdão derrotou os cariocas de virada, pelo placar de 2 a 1, com gols marcados por Pedro Raul, enquanto que Victor Cuesta anotou para os mandantes. Com o resultado, o Goiás deixou a zona de rebaixamento e saltou para a 12ª colocação, com 12 pontos conquistados. O Verdão agora volta a campo nesta próxima quinta-feira (09), quando irá enfrentar o Fortaleza, às 20h, no Castelão.

Primeiro Tempo

Goiás
Foto: Rosiron Rodrigues

Como esperado, o Goiás iniciou a partida com seu modelo de jogo reativo, explorando os erros do adversário. Já o Botafogo, jogando em casa, dominava a posse de bola e pressionava o Verdão. Logo aos 8 minutos, Matheusinho, que vinha tendo sua primeira oportunidade como titular, após um choque com o defensor botafoguense, sentiu o joelho e teve de deixar o campo. Para o seu lugar, entrou o atacante Vinícius, que fez seu primeiro jogo após se recuperar de lesão.

Mesmo com a posse de bola para o Botafogo, o Goiás era quem assustava mais. Nas rápidas transições da equipe, o Verdão conseguia chegar com perigo. Já o Botafogo não assustava tanto, muito devido ao bom posicionamento da defesa esmeraldina. O fato é que a primeira etapa não vinha garantindo muitas emoções, até que aos 45 minutos, em jogada de bola parada, essa história mudou. Após cobrança de escanteio de Daniel Borges, Victor Cuesta subiu bem de cabeça e abriu o placar, levando o Alvinegro em vantagem para o intervalo.

Segundo Tempo

Na segunda etapa o técnico Jair Ventura voltou com duas mudanças, sacando Élvis e Caio Vinícius, para a entrada de Fellipe Bastos e Apodi, ambos amarelados. O Verdão mostrou logo de cara outra postura e aos 10 minutos, quase chegou ao empate, quando Dadá Belmonte recebeu cruzamento, limpou a marcação e bateu rasteiro, carimbando a trave de Gatito Fernández. Porém, aos 19 minutos, o técnico Jair Ventura fez uma mudança que mudaria a história do jogo, quando tirou Dadá e colocou Pedro Raul em campo.

Em seu primeiro toque na bola, Pedro Raul girou encima da marcação e ficou de frente para o gol, mas bateu mascado, quase empatando a partida. Na sequência, o Botafogo respondeu com Victor Sá, que fez bola jogada individual e bateu cruzado, mas Tadeu espalmou para escanteio. Aos 23 minutos, Apodi, que havia entrado no intervalo sentiu uma lesão muscular e Pedrinho entrou no seu lugar, queimando todas as fichas para mudanças do técnico Jair Ventura. Te tanto pressionar, o Verdão chegou ao empate com uma forcinha da lei do ex.

Aos 28 minutos, Fellipe Bastos fez excelente cruzamento, de três dedos, encontrando o centroavante Pedro Raul, que de cabeça deixou tudo igual no Rio de Janeiro. Após o empate, o Botafogo voltou a crescer no jogo, mas o Verdão controlava bem o resultado, até que aos 35 minutos, Nicolas sentiu lesão na coxa e como todas as substituições de Jair Ventura haviam se esgotado, o jogador permaneceu em campo na base do sacrifício.

A luta do Goiás surtiu resultado quando aos 38 minutos, após escapada de Vinícius pela esquerda, o atacante cruzou rasteiro e encontrou Pedro Raul, que bateu alto e virou a partida para o Verdão. Com o resultado, a equipe do Botafogo mostrou muito nervosismo e se jogou ao ataque, mas de forma muito desorganizada, não conseguia assustar o Goiás que seguiu se defendendo bem e conquistou sua primeira vitória fora de Goiânia nessa Série A.

Ficha Técnica e Melhores Momentos

Botafogo 1 x 2 Goiás
9ª rodada do Brasileirão
Data: 6 de junho de 2022
Horário: 20h
Local: Estádio Nilton Santos; Rio de Janeiro, RJ

Árbitro: Paulo Henrique Vollkopf (MS)
Assistentes: Marcelo Van Gasse (SP) e Eduardo da Cruz (MS)
VAR: Daiane dos Santos (SP)
AVAR: Fabrício de Moura (SP)

Amarelos: Elvis, Caio Vinícius (GOI), Victor Cuesta (BOT)
Gols: 
Victor Cuesta (46′ 1T) – (BOT), Pedro Raul (28′ e 40′ 2T) – (GOI)

Botafogo: Gatito Fernández; Daniel Borges (Saraiva), Kanu, Victor Cuesta e Hugo; Luís Oyama, Tchê Tchê e Lucas Fernandes (Patrick de Paula); Vinícius Lopes, Erison e Victor Sá.
Técnico: Luís Castro

Goiás: Tadeu; Maguinho, Sidimar, Caetano, Reynaldo e Dadá Belmonte; Caio Vinícius (Fellipe Bastos), Matheus Sales (Pedro Raul) e Elvis (Apodi ); Matheusinho (Vinícius) e Nicolas 
Técnico: Jair Ventura.

Melhores momentos de Botafogo 1×2 Goiás

Leia Mais: