Quais são os critérios dos clubes de futebol para escolher suas próximas contratações?

Encontrar bons jogadores pode ser um dos aspectos mais desafiadores na gestão de um clube. O recrutamento é essencial no futebol e todos os grandes clubes têm uma equipe dedicada à busca de talentos. É necessário um olhar atento para localizar uma futura estrela em potencial e, embora não seja trabalho fácil, é de vital importância.

Mas afinal, o que os clubes procuram na hora de selecionar suas futuras estrelas? Para saber como os clubes contratam, precisamos entender a figura fundamental para isso acontecer: os olheiros. Conforme o potencial econômico de cada clube, é possível ter uma boa rede de olheiros e observar muitos jogadores não só no país, mas também no exterior.

O papel principal de um olheiro profissional é fornecer ao treinador uma lista de jogadores adequados à equipe de acordo com o perfil de contratações de cada clube. É papel do gerente de futebol informar aos olheiros sobre as necessidades do time (digamos, um jogador polivalente, um atacante rápido, um zagueiro alto), e a equipe de olheiros apresenta as melhores escolhas possíveis ao gerente.

Os atributos mais buscados pelos olheiros em um jogador são:

Habilidade do jogador: ou seja, o jogador tem habilidade necessária para entrar no time e desafiar o titular da posição imediatamente?

Potencial do jogador: importante quando se contrata jovens jogadores candidatos a futuros titulares. O olheiro busca uma série de atributos e a avaliação é feita com base na habilidade, postura em campo, concentração, capacidade técnica, forma física, etc.

Adaptabilidade/maturidade do jogador: importante para entender o quanto o esse jogador é adaptável, como ele lidará com a pressão e qual será seu impacto no elenco.

Como o recrutamento de jogadores está mudando?

Se antes os olheiros buscavam apenas os jogadores que simplesmente se destacavam em suas equipes, amadoras ou profissionais, agora procuram olhar mais a longo prazo, tendo em conta a maturidade biológica de um jogador e avaliando também outras áreas além do jogo. Por ser um esporte muito complexo, influenciado por diversos fatores, um bom olheiro também tentará conhecer a família e o entorno do jogador. Afinal, são fatores que poderão influenciar o desempenho em campo.

Além disso, a tecnologia atual mudou o trabalho dos olheiros, abrindo um leque importante de possibilidades que antes não existiam. Análises de vídeo, softwares específicos e a internet permitem que você tenha todos os dados estatísticos de um jogador à mão e possa vê-lo muito mais vezes e em diferentes contextos.

No entanto, é sempre necessário estudar as estatísticas com cautela já que ter mais dados não significa ter mais êxito. É preciso analisá-las, interpretá-las e contextualizá-las antes de qualquer conclusão. A tecnologia pode sim, ser fundamental na hora de investigar e vasculhar a vida privada de alguns jogadores, principalmente as redes sociais, que oferecem informações extra-esportivas de grande relevância. Podemos saber como um jogador pensa, que atitude tem, que pessoas o cercam e quais as suas relações. Há casos de jogadores que não assinaram por um determinado clube porque seu estilo de vida não condizia com a filosofia da equipe ou eram profissionais excêntricos do mundo esportivo, como é o caso de Mario Balotelli, que após passagens pelo Inter de Milão e Milan, seus aspectos comportamentais fizeram com que parasse em times da Série B, e atualmente jogue em um time sem muita expressão na Turquia.

Há também uma mudança de cultura. Existem cada vez menos olheiros “da velha guarda”, que usavam seus olhos e faziam julgamentos de forma subjetiva. Hoje essa área é dominada por olheiros virtuais, que cruzam milhares de dados em planilhas, usam aplicativos e softwares avançados que se baseiam em modelos matemáticos, buscando diminuir ao máximo a margem de erro na escolha do jogador. Muitos desses profissionais são brilhantes em termos de TI e análise de números, mas não são profundos conhecedores de futebol.  No final, não importa como trabalhem. Um olheiro sempre procura a mesma coisa: jogadores talentosos, espaço para melhorias, lucro futuro e capacidade de adaptação às diversas situações que um jogador é submetido ao longo de sua carreira.