Sim, já são 73 anos de Goiás…

Goiás Esporte Clube. Maior clube do estado de Goiás, e do Cento Oeste brasileiro. Clube que carrega o verde e o branco. Clube que carrega as grandes conquistas do futebol do nosso Estado. Ser Goiás não é para qualquer um. Conviver com um grande clube, sabendo que ali você é peça fundamental, faz de você, torcedore esmeraldino, um ser diferenciado. Hoje, 06 de abril de 2016, é dia de usar verde, é dia de parabenizar nosso clube pelos 73 anos de alegrias, algumas tristezas, claro, mas principalmente de muitas lembranças.

Falar sobre títulos é algo normal. Vencedor, o Goiás é Bicampeão da Série B, Tricampeão da Copa Centro Oeste, e 25 vezes Campeão Goiano. Isso não é para quaquer time. A supremacia na região mostra que não estamos de brincadeira. Daqui saíram ídolos como Rinaldo, Triel, Vagão, Cacau, Uidemar, Baltazar, Fernandão, Alex Dias, Dill, Aloísio, Tão Segurado, Lincoln, Macalé, Matinha, Tuíra, Carlos Alberto Santos, Dadá Maravilha, Luvanor, Túlio Maravilha, Zé Teodoro, Paulo Baier, Araújo, Sílvio Criciúma, Harlei, dentre outros…

Estrutura? Nossa sede e nosso estádio ficam numa zona nobre, temos um dos melhores CTs do país, temos um CT que atende crianças carentes, e planejamos um complexo esportivo que mudará a história não só da cidade, mas do clube, da torcida, e servirá de exemplo para o Brasil.

Na história, claro, passamos por dificuldades, mas a boa vontade de grandes dirigentes, e a garra aliada a paixão para fazer o minúsculo 'time dos 33' virar uma equipe invejável foi fundamental para o crescimento. As gestões históricas deixaram grandes legados, e hoje, com 73 anos de existência, estamos preparados para buscar novos horizontes. Iremos, daqui pra frente, alçar voos mais altos, buscar títulos nacionais e internacionais. Para isso, não são só boa gestão e dinheiro que irão fazer algo acontecer… dependemos também de algo maior, dependemos daquele sentimento que move o clube, dependemos… da massa esmeraldina.

Em 73 anos de história, muitos momentos são lembrados pelos torcedores como históricos. Wigor Vieira, torcedor conhecido nas arquibancadas do clube, fez questão de perguntar aos torcedores do Goiás Esporte Clube de um grupo naquela rede social sobre isso: qual momento gerou muita emoção em cada um de nós.

Wigor respondeu primeiro, e citou o Goiás x Atlético na sulamericana de 2009, onde Bruno Meneghel errou pênalti, e Harlei pegou dois. Torcedores lembraram da final da sulamericana, jogos de ida e volta contra o Independiente – ARG em 2010. Outros, do Goiás x Internacional de 2007, jogo do rebaixamento. Rhuan Oliveira foi além, lembrou da semifinal da sulamericana em 2010, onde com um gol de Ernando, o Goiás bateu o Palmeiras fora de casa por 2×1.

O torcedor Hebinho foi até a década de 90. Mencionou a final da Série B de 94, com o Goiás batendo a Desportiva por 2×0. Wagner Oliveira, ex-colunista e repórter do Portal Esmeraldino, lembrou de 2012, Série B, quando o Goiás virou para cima do Vitória no Serra Dourada, marcando 4 vezes após os três gols do time baiano. Elon Barcelos citou Goiás 3×0 Newell's Old Boys – ARG, Angelo Emery foi aos anos 80, lembrando de 89, quando o Goiás bateu o Atlético MG por 4×3 nas quartas-de-final da Copa do Brasil.

OgAAAIDRHpBaLQ-kqaNIByoEwsX-sVHsLZ-2DyQRw7M1muUEip2XmqScZurWrAycA2TWn2zOMX4ThZmZBMfDOa0ZG3sAm1T1ULJodSTmjeTCVT_-61-sYAM_7GUV

Foto: Globoesporte.com

O que mostramos com isso? Que tivemos grandes jogos, mas, o que seriam deles se os torcedores não estivessem lá para comemorar, e também para se lembrar? A torcida é o maior patrimônio do Goiás. A torcida esmeraldina tem memória, sagacidade, amor pelo clube e o principal: pode até se distanciar, mas jamais largará o maior do Centro Oeste Brasileiro.

É por essas e outras que o Portal Esmeraldino está aqui também. Nascemos da torcida, e assim permaneceremos. Os nossos colunistas e blogueiros relatarão seus jogos históricos favoritos no dia de hoje, e mostrarão a intenção da comemoração de um aniversário: lembrar, nestes 73 anos, que passamos sim por momentos complicados, mas que o que nos traz lembranças, são os momentos felizes que vivemos.

Parabéns Goiás Esporte Clube! Parabéns pelos seus 73 anos de vida!

Estes são os votos do Portal Esmeraldino.

E você, torcedor, qual partida te marcou? Responda nos comentários.