Goiás e outros dois clubes goianos estão entre os 20 times do mundo que mais utilizaram jogadores na última década; veja a lista completa

Goiás
Foto: Rosiron Rodrigues/Goiás E.C.

A última década (2010-2019) foi uma das piores da história o Goiás Esporte Clube, o verdão amargou dois rebaixamentos, além de ter disputado cinco edições da segunda divisão do Campeonato Brasileiro. Dentro de toda essa década negativa, um número se destaca, o de atletas que o clube esmeraldino utilizou em todos esses anos, escancarando péssimos planejamentos feitos que resultaram em tantas temporadas ruins. Mas engana-se quem pensa que o GEC é o único clube goiano na lista, outras DUAS equipes do estado também estão presentes na lista.

Atlético-GO, Goiás e Vila Nova somam juntos 809 jogadores utilizados na última década

Goiás
Foto: Reprodução/Sagres 730

Como já foi dito, a última década não foi das melhores para o Goiás, já para seus rivais, também não foi uma década cheia de flores, houveram muitos espinhos. Se por um lado o Atlético-GO disputou a primeira divisão quatro vezes, ganhou quatro estaduais, foi semifinalista da Copa do Brasil e campeão da Série B (todos os feitos repetidos ou superados pelo GEC na última década), o dragão amargou dois rebaixamentos, além de ter disputado seis edições da segunda divisão, e mesmo com todos os elogios merecidos pelo atual presidente rubro-negro, Adson Batista, em muitas temporada o clube goiano pecou no planejamento, e acabou contratando muitos atletas.

Outro rival do Goiás, o Vila Nova teve uma década ainda mais irregular, o clube colorado não conseguiu conquistar o Goianão nenhuma vez, foi rebaixado para a Série C em três ocasiões, não conseguiu o inédito e tão sonhado acesso para a Série A do Brasileirão, e ainda amargou um rebaixamento para a segunda divisão do Campeonato Goiano (Divisão de Acesso). Novamente, os péssimos planejamentos realizados foram escancarados pelos resultados, e o altíssimo número de jogadores utilizados pelo Vila na última década comprovam isso.

De acordo com o levantamento do International Centre for Sports Studies (CIES) Football Observatory, os três times da capital goiana utilizaram juntos 809 jogadores na última década. Confira quantos atletas cada equipe usou:

  • Vila Nova – 298 jogadores (ocupa a 3ª posição do ranking);
  • Goiás – 258 jogadores (ocupa a 15ª posição do ranking);
  • Atlético-GO – 253 jogadores (ocupa a 19ª posição do ranking);

No ranking das 20 equipes do mundo que mais utilizaram esses atletas na última década, 15 times são do Brasil. Confira a lista completa:

1- ABC: 316 jogadores
2 – Ponte Preta: 313 jogadores
3 – Deportivo Pasto (Colômbia): 308 jogadores
4 – Vila Nova: 298 jogadores
5 – Sampaio Corrêa: 291 jogadores
6 – RB Bragantino: 288 jogadores
7 – Guarani: 285 jogadores
8 – Criciúma: 283 jogadores
9 – Atlético Hulia (Colômbia): 275 jogadores
10 –Vitória: 271 jogadores
11 – CRB: 270 jogadores
12 – Cuiabá: 266 jogadores
13 – Jaguares de Córdoba (Colômbia): 262 jogadores
14 – Coritiba: 259 jogadores
15 – Goiás: 258 jogadores
16 – Juventude: 257 jogadores
17 – Istra 1961 (Croácia): 255 jogadores
18 – Adana Demirspor (Turquia): 253 jogadores
19 – Atlético-GO: 253 jogadores
20 – Chapecoense: 252 jogadores

A presença maciça das equipes brasileiras nesta lista apenas escancara que, os clubes do Brasil ainda não tratam o futebol com o profissionalismo que se é exigido. Claro, existem times que buscam sempre elevar o profissionalismo, alguns até mesmo presentes nesse levantamento, que de alguns anos pra cá, mudaram a forma de fazer futebol (o próprio GEC na atual gestão), entretanto, ainda são poucos, e o futebol nacional precisa se profissionalizar.

Leia Mais: