Árbitro que “errou” contra o Goiás deve apitar jogos da Série C em seu retorno aos gramados

Goiás
Foto: Thiago Ribeiro/AGIF

Como trouxemos aqui no Esmeraldino.com, após marcar um pênalti escandaloso contra o Goiás, o árbitro Bruno Arleu de Araújo (Fifa-SP), foi afastado pela CBF. Bruno irá para o Programa de Assistência ao Desempenho da Arbitragem (PADA), onde passará por um processo de reforço de conceitos de interpretação das regras. Porém, não é segredo para ninguém que logo menos ele estará de volta aos gramados, exercendo normalmente sua função, só que esse retorno não irá acontecer de forma imediata, ao menos na Série A.

Bruno Arleu deve retornar na Série C ou B

Goiás
Bruno Arleu – Foto: Cesar Greco

Ao fim da 14ª rodada do Campeonato Brasileiro, Wilson Seneme, chefe da comissão de arbitragem da CBF, afirmou que os árbitros que cometerem erros graves serão afastados e que devem retomar ao trabalho na Série C, ou B, antes de voltar à primeira divisão.

Os árbitros só voltam ao campo de jogo quando estiverem preparados. Na maioria das vezes, vão voltar na Série C, na Série B, para depois demonstrar estar preparado para estar na série A – afirmou Seneme.

De acordo com o diretor, “apenas” sete erros graves foram diagnosticados pela comissão nos 140 jogos disputados na série A.

Não vai haver erro zero, mas foram, até agora na série A, 140 jogos, nesses jogos, esse foi o sétimo erro grave que a gente detectou. Os outros ou os árbitros acertaram, ou foram corrigidos pelo VAR e isso tem um peso muito grande. Temos que olhar o copo meio cheio para poder avançar – argumentou.

Por fim, o diretor reafirmou que os profissionais não vão “ficar apenas uma rodada fora”, mas que terão uma espécie de reciclagem.

As pessoas ficam falando: “Ah, fica uma rodada de fora. Cometeu um erro tão grande”. Não é verdade. Vamos trabalhar em relação a isso. E não é assim: vai voltar daqui a pouco, só para dizer que a gente afastou. Ele tem que ser trabalhado porque aqui existe uma dificuldade de interpretação e não podemos ser irresponsáveis de voltar a colocar um árbitro se ele está com dificuldade. Isso não vamos fazer – finalizou.

Leia Mais: