Esmeraldino.com

O MAIOR PORTAL DE NOTÍCIAS DO GOIÁS ESPORTE CLUBE

Campeonato Brasileiro chega a marca de 10 técnicos estrangeiros e bate recorde nos pontos corridos

Foto: Divulgação/Conmebol

O Campeonato Brasileiro da Série A nessa temporada ainda não chegou nem à metade do primeiro turno e já é a edição dos pontos corridos com mais técnicos estrangeiros. Com a contratação de António Oliveira pelo Cuiabá, chegou-se à 10 gringos na disputa, quebrando a marca de 2021, que teve nove. Os portugueses, aliás, dominam a lista do atual Brasileirão, com metade dos nomes.

Além de António Oliveira, temos: Abel Ferreira (Palmeiras), Luís Castro (Botafogo), Paulo Sousa (Flamengo) e Vítor Pereira (Corinthians). Os argentinos Antonio Mohamed (Atlético-MG), Fabián Bustos (Santos) e Juan Vojvoda (Fortaleza), o paraguaio Gustavo Morínigo (Coritiba) e o uruguaio Alexander Medina (Internacional), já demitido, completam o time dos gringos.

Campeonato Brasileiro quebra recorde de estrangeiros

campeonato brasileiro
Chegada de António Oliveira ao Cuiabá faz edição de 2022 do Campeonato Brasileiro quebrar o recorde de técnicos estrangeiros — Foto: Athletico

É correto dizer que essa preferência por treinadores estrangeiros teve início após as passagens de Jorge Jesus, pelo Flamengo, e Jorge Sampaoli, pelo Santos, terminando o Campeonato Brasileiro daquele ano como campeão e vice, respectivamente, além de apresentarem um ótimo futebol. A partir de 2019, foram 22 treinadores diferentes de fora no principal campeonato do Brasil, com alguns destes treinando mais de uma equipe na temporada.

Desses 22 nomes, oito são da Argentina (Antonio Mohamed, Diego Dabove, Eduardo Coudet, Emiliano Díaz, Fabián Bustos, Hernán Crespo, Jorge Sampaoli e Juan Vojvoda) e oito são de Portugal (Abel Ferreira, António Oliveira, Bruno Lopes, Jorge Jesus, Luís Castro, Paulo Sousa, Ricardo Sá Pinto e Vítor Pereira), o que corresponde a mais de 72% da lista. Espanha (Domènec Torrent e Miguel Ángel Ramírez), Paraguai (Gustavo Florentín e Gustavo Morínigo) e Uruguai (Alexander Medina e Diego Aguirre) têm dois nomes cada desde 2019.

Confira a lista de treinadores estrangeiros no Campeonato Brasileiro

  1. Abel Ferreira (Portugal) – Palmeiras
  2. Antonio Mohamed (Argentina) – Atlético-MG
  3. Vítor Pereira (Portugal) – Corinthians
  4. Gustavo Morínigo (Paraguai) – Coritiba
  5. Luís Castro (Portugal) – Botafogo
  6. Paulo Sousa (Portugal) – Flamengo
  7. Fabián Bustos (Argentina) – Santos
  8. Juan Vojvoda (Argentina) – Fortaleza
  9. Alexander Medina (Uruguai) – Internacional*
  10. António Oliveira (Portugal) – Cuiabá

Leia Mais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.